A safra dos Cafés do Brasil de 2019 foi calculada em 49,31 milhões de sacas beneficiadas de 60kg, volume físico que retrata uma queda em torno de 20% em comparação com a safra de 2018, que foi de 61,66 milhões de sacas. Com base nesses números, verifica-se que a produtividade média de 2019 foi de 27,20 sacas por hectare, performance que também representa uma queda de 17,8% em relação à safra passada. As safras dos cafés produzidos no território nacional compreendem o período de julho a junho de cada ano.
Assim, do total colhido na safra 2019, os cafés da espécie arábica atingiram um volume físico de 34,30 milhões de sacas, que representam 69,5% da safra, mas em contrapartida denotam uma redução de 27,8% em comparação com o volume da safra passada. E os cafés da espécie conilon, que atingiram produção de cerca de 15,01 milhões de sacas, representaram 30,5% da safra deste ano e, mais que isso, um incremento de 5,9% em relação a 2018.
Tal redução média de 20% da safra total dos Cafés do Brasil, verificada em 2019, pode ser atribuída principalmente aos efeitos fisiológicos da bienalidade negativa, sobretudo no café arábica, fenômeno que alterna um ano de produção maior com outro de menor volume colhido. Disso mais, a área destinada à produção também foi ligeiramente menor que a de 2018, favorecendo dessa forma uma variação negativa no resultado final. Além desses fatores negativos mencionados, algumas intempéries climáticas registradas em regiões cafeicultoras importantes, durante o ciclo de produção, também impactaram negativamente os números finais da colheita.
AgroclimaPro
Conheça também o AgroclimaPro – sua opção inteligente para a gestão no campo. Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!
Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO
Acesse: https://agroclimapro.com.br/