Sol favorece a secagem do amendoim em SP

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Centro-Oeste de São Paulo é a maior região produtora de amendoim do Brasil. O clima e a terra são favoráveis ao plantio e os produtores estão otimistas com a atual safra.

 

As chuvas ocorridas durante o desenvolvimento da cultura colaboraram para o crescimento da planta, assim como o investimento em tecnologia no campo e o controle de doenças.  

 

De acordo com estimativas da Conab, a produção de amendoim do interior de São Paulo deve obter uma acréscimo de 19%, em relação a safra passada e chegar a 482,3 mil toneladas. A produtividade deve ficar entre 180 e 200 sacas por hectare. 

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nos próximos 5 dias, ou seja pelo menos até o dia 09 de março, o interior paulista terá uns dias de trégua da chuva. Isso é uma boa notícia para o produtor rural que estava preocupado como excesso de chuva. Dias nublados com muita chuva impossibilitam a secagem ao ar livre e neste caso, o produtor leva o amendoim para as secadoras o que pode comprometer a qualidade do grão.  

 

“O ar seco vai predominar e inibir a formação de nuvens nos próximos dias, nas regiões produtoras de amendoim. Consequentemente, teremos mais sol e luminosidade para realizar os trabalhos de colheita e o processo de secagem do amendoim poderá acontecer normalmente ao ar livre”, prevê a meteorologista Fabiana Weykamp. 

 

AgroclimaPro

 

Conheça também o AgroclimaPro – sua opção inteligente para a gestão no campo. Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Acesse: 

 

https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/