AGROCLIMA

Safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6%

13/03/2020 às 13:06
por Redação

Oferecimento

De acordo com o levantamento da Conab, a safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6% maior que na última temporada, continuando a tendência de crescimento das últimas safras. A produção é estimada em 124,2 milhões de toneladas, um recorde na série histórica, sobretudo pelas melhores condições climáticas nesta safra, que apresentou um começo difícil, com a semeadura ocorrendo de maneira desuniforme em diversos estados produtores em virtude do atraso das chuvas.

 

A colheita avança em Mato Grosso, com aproximadamente 87% da área já colhida até o final de fevereiro e 47% em Mato Grosso do Sul, baixo desempenho por conta do atraso do plantio. Em Goiás, a colheita avança para 52%, e muitas lavouras tardias foram beneficiadas pelo bom regime de chuvas neste mês.

 

Na Região Sul, nas lavouras do Paraná, as chuvas ocorreram de forma regular em quase todo o ciclo dessa cultura, porém, nas últimas duas semanas, houve deficit  hídrico, que pode prejudicar o rendimento das lavouras em fase de frutificação. Cerca de metade das lavouras foram colhidas apresentando ótimas produtividades e qualidade de grãos. No Rio Grande do Sul, fevereiro apresentou chuvas abaixo do esperado, agravando a situação das lavouras, que sofrem com estiagem desde o início de dezembro.

 

Mais um agravante nessa situação foi a ocorrência de altas temperaturas, que contribuíram para a redução da produtividade, situando-se em 2.860 quilos por hectare, 12% abaixo da obtida em 2018/19.

 

Na Região Nordeste, particularmente no Matopiba, as condições climáticas não foram boas no início da safra, causando a necessidade de replantio em algumas regiões. Esse quadro melhorou no fim de dezembro, e as chuvas vieram com mais intensidade em janeiro, favorecendo o desenvolvimento da cultura. e 100,1 milhões de toneladas.   

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email