Agro 4.0 a Revolução Tecnológica do Agronegócio

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Brasil tem um dos melhores agribusiness do mundo e já se destaca na chamada Agricultura 4.0, que incorpora as mais modernas práticas e processos de manejo, com as tecnologias de precisão, o amplo uso de sensores e mecanismos sofisticados para previsão e resposta às variações de clima, entre outros.

 

Tecnologia

 

Cada vez mais, a tecnologia se torna um ponto chave para o aumento da produtividade e rentabilidade dos produtores, destacando o setor na economia global. Tanto que, hoje, cerca de 25% do PIB e 50% das exportações no país já estão relacionados à agropecuária e toda a sua cadeia produtiva. Em outra camada, expressões como Big Data, drones, IoT (Internet das Coisas), veículos autônomos e robótica também já fazem parte do cotidiano dos novos produtores rurais que são os protagonistas dessa revolução tecnológica do agronegócio.

 

Segundo levantamento divulgado em 2017 pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no país já utilizam algum tipo de inovação tecnológica em seus processos produtivos, seja dentro ou fora do campo – um dado que revela o quanto a inovação no agro é a resposta para os novos desafios. 

 

De acordo com a FAO, em 2010 a população urbana ultrapassou pela primeira vez a população rural no mundo. A estimativa é que, em 2050, sete em cada dez pessoas viverão nas cidades, impondo uma condição de alta produtividade no campo aliada à sustentabilidade, em que máquinas e equipamento ultrassofisticados serão imprescindíveis para garantir a segurança alimentar no futuro.

 

Agricultura digital 

 

Este cenário também pressiona cada vez mais a agricultura para atender às demandas do futuro, especialmente em relação a quatro pilares: a demografia, escassez de recursos naturais, mudanças climáticas e desperdício de alimentos. A missão não é simples e o investimento pode ser alto.  Por isso, é essencial que os produtores  tenham planejamento e gerenciem os processos produtivos, pessoas, fornecedores, máquinas, animais e insumos.

 

Para atender esse ritmo da transformação digital, surgem a cada dia novas ferramentas e plataformas focadas na democratização do agro, comercialização de produtos, tomada de decisão, gestão e eficiência dos negócios. Mas uma delas se destaca ao aliar tudo em um só lugar e facilitar a vida do produtor rural: a Orbia

 

A plataforma da Orbia nasceu com a proposta de ligar o agricultor a uma rede para facilitar sua vida e seus processos, fazer negócio e gerar valor com três principais soluções: um marketplace de insumos, um programa de benefícios por pontos e a venda de commodities. Tamanho o sucesso que hoje são mais de 150 mil produtores conectados e experimentando o futuro do agro e promovendo rentabilidade, praticidade e eficácia com segurança. Acesse: https://www.orbia.ag/

 

O futuro chegou e a mudança é inevitável. É uma questão de saber incorporar os conceitos da agricultura 4.0 em todos os tamanhos de propriedade para abrir oportunidades de inovação e diversificação que serão essenciais para o produtor rural, para o agronegócio e para o Brasil.

 

Fonte: Biomarketing Comunicação