Produção de café do BR tem safra estimada em 60 milhões de sacas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A estimativa da safra dos Cafés do Brasil, tendo como base pesquisa realizada em dados do mês de janeiro de 2020, prevê que a produção total, incluindo as espécies de café arábica e de café conilon, atingirá um volume físico médio de 60 milhões de sacas de 60kg e uma produtividade em torno de 31,6 sacas por hectare, colhidas em uma área de 1,885 milhão de hectares. Entretanto, tais números ainda poderão ser ajustados no decorrer do ano, em função de novos levantamentos e estudos que serão realizados no campo durante a presente safra de café.

 

Nesse contexto, vale ressaltar que a espécie de café arábica, cuja área em produção foi estimada na pesquisa em 1,514 milhão de hectares, deverá produzir aproximadamente 45 milhões de sacas de 60kg e a produtividade média será de 29,5 sacas por hectare. E, ainda, que esses números, se comparados com a safra anterior, representam um incremento de 4,5% na área e de 24% na produtividade.

 

Com relação aos cafés da espécie robusta, a área em produção foi estimada em 371,14 mil hectares, e a safra a ser colhida em aproximadamente 15 milhões de sacas, com produtividade média de 40,4 sacas por hectare, números que, fazendo o mesmo comparativo citado anteriormente, praticamente não representam variação significativa, tanto em relação à área em produção quanto à produtividade.

 

Dessa forma, a área em produção dos Cafés do Brasil, considerando as espécies de café arábica e conilon, neste ano-cafeeiro em curso de 2020, totalizará 1,885 milhão de hectares, com safra estimada em um volume físico equivalente a 60 milhões de sacas de 60kg e produtividade média das duas espécies de café (arábica e conilon) de 31,6 sacas por hectare, conforme mencionado.

 

Com relação ao total estimado para as duas espécies de café, verifica-se que os números da safra de 2020, numa comparação com a safra de 2019, ano no qual a produção atingiu um volume equivalente a 49,309 milhões de sacas de 60kg, cultivadas numa área de 1,812 milhão de hectares, representam um aumento percentual médio de 20% na produção e de 16% na produtividade, respectivamente, a despeito de a área de produção em 2020 ter crescido apenas 4%.

 

Se for estabelecido um ranking da área ocupada em produção na safra 2020 pelos seis maiores produtores de café (arábica e conilon), teremos a seguinte configuração: Minas Gerais, maior estado produtor de café, figurando em primeiro lugar com 1,033 milhão de hectares, que correspondem a aproximadamente 55% da área em produção no Brasil e o Espírito Santo, com 400,287 mil hectares que equivalem a 21%, como segundo maior produtor.

 

Na sequência vêm São Paulo, com 206,406 mil hectares (11%); Bahia, em quarto lugar, com 107,885 mil hectares (6%); Rondônia, com 64,878 mil hectares (3%); e, em sexto colocado, o Paraná, com 36,120 mil hectares (2%). Os demais estados produtores de café completam a área total em produção no país, a qual está presente nas cinco regiões geográficas.

 

Estes números e dados da performance da cafeicultura brasileira, ora objeto desta análise, entre outros de interesse do agronegócio café, constam do SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – MARÇO 2020, o qual é elaborado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA e divulgado  inclusive pelo Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

 

AgroclimPRO

 

O Agro não para, então aqui vai uma excelente oportunidade!??? Promoção SAFRINHA!

Assine o AgroclimaPRO agora na safrinha e ganhe acesso até o início da próxima safra de verão.

O AgroclimaPRO, um produto da CLIMATEMPO é a melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado. Muito mais informação para você tomar as melhores decisões e garantir mais rentabilidade para a sua lavoura.

 

?? Vamos fazer um teste de 7 dias grátis? A promoção é por tempo limitado. Aproveitem!!!
Interessados entrar em contato pelo whatasapp ? https://wa.me/5511942165132

 

Para quem está no campo em ritmo de safrinha não pode deixar de contar com esta Promoção.Veja abaixo:

 

 

Acesse: https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/