Publicado zoneamento agrícola de feijão primeira safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em continuidade às ações do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), foram publicadas no Diário Oficial da União, as portarias que aprovaram o Zarc da cultura do Feijão 1ª safra para 14 estados. Neste ano, a publicação das portarias foi antecipada para permitir que produtores rurais, assistência técnica, agentes financeiros, seguradoras e demais entidades que utilizam os indicativos do Zarc possam ter mais tempo para o planejamento da safra.

 

O Zarc indica as melhores janelas de plantio por município, tipo de solo, em três níveis de risco: 20%, 30% e 40%. Também são divulgadas as cultivares classificadas por grupos de características homogêneas, de acordo com o número de dias da emergência à maturação fisiológica.

As informações podem ser acessadas por meio do site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Produção

 

Conforme a Conab, em seu acompanhamento da safra brasileira de abril de 2020, a produção de feijão 1ª safra da temporada 2019/2020 ficou em 1,07 milhão de toneladas. Na primeira safra deste ano, a área é estimada em 926,5 mil hectares, o cultivo do feijão das águas ocupa 70% da área total cultivada com feijão.

 

Aplicativo

 

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones as informações oficiais do Zarc, ferramenta utilizada para orientar os programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível no sistema Android.

 

Zarc

 

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.

 

O modelo agrometeorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).

 

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.

 

O Zarc foi publicado pela primeira vez na safra de 1996 para o trigo. Hoje contempla os 26 Estados e o Distrito Federal, incluindo mais de 40 culturas.

 

AgroclimaPRO

 

O Agro não para! ?? O AgroclimaPRO, um produto da CLIMATEMPO é a melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua fazenda e região!

 

Muito mais informação para você tomar as melhores decisões e garantir mais rentabilidade para a sua lavoura. ?? Interessados entrar em contato pelo whatsapp ? https://wa.me/5511942165132

 

ou acesse  https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/