AGROCLIMA

Abapa inicia análise da qualidade da fibra da safra 2019/2020

03/07/2020 às 11:32
por Redação

Oferecimento

Com o início da colheita de algodão, retoma a demanda pelas análises, por parte dos produtores, com foco na qualidade da fibra. Diante da previsão da produção de 592.269 mil toneladas de fibra no oeste da Bahia nesta safra, e da exigência dos mercados pela classificação, o Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) se prepara para um novo ciclo com a meta de atingir, pelo segundo ano consecutivo, a marca de três milhões de amostras classificadas em uma só safra.

 

Desde o início de junho, o laboratório, localizado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, analisou cerca de 80 mil amostras por meio de equipamentos de High Volume Instrument (HVI) e de classificação visual, que atestam parâmetros como comprimento, resistência, uniformidade, e fiabilidade, o que possibilita a melhor destinação da fibra pelas indústrias têxteis.

 

Foto: Centro de análise da fibra do algodão - ABAPA 

 

Colheita intensificada

 

“A partir de agora, com a intensificação da colheita em campo, o ritmo de operação do laboratório se torna intensa, com a dedicação do trabalho de 106 profissionais que se revezam durante os três turnos, durante 24 horas por dia, de forma ininterrupta para garantir que os resultados das análises cheguem até os produtores para comprovar a qualidade da fibra para os compradores”, afirma o gerente do laboratório, Sérgio Brentano.

 

A partir do momento que os produtores começam a colheita e beneficiam o algodão, separando a pluma do caroço, uma amostra com o lote rastreado é encaminhado para análise no laboratório. Com a produção recorde da última safra em torno de 626 toneladas de pluma, o Centro de Análise de Fibras da Abapa registrou, pela primeira vez, em uma única safra, um total de 3.095.877 análises por meio dos equipamentos de High Volume Instrument (HVI) e 331.535 mil de classificação visual.  

 

algodão_abapa_colheita

Fonte: Colheita no campo - Abapa 

 

Qualidade da fibra

 

Considerado o maior da América Latina, o laboratório da Abapa integra o programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), que padroniza a classificação de pluma no país, conferindo segurança e credibilidade para o algodão brasileiro. O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, explica que classificação da pluma realizada no laboratório é fundamental para comprovar a qualidade do algodão produzido no Oeste da Bahia e garantir melhor destinação e preço da pluma nos mercados interno e externo.

 

“Temos uma qualidade fibra reconhecida internacional, garantido pelo regime de chuvas, solo e pela tecnologia aplicada na colheita e beneficiamento. Este é um diferencial levado em consideração na hora da compra e venda da pluma”, explica. Segundo maior produtor de algodão do Brasil, cerca de 60% da pluma da Bahia é comercializada para a indústria têxtil nacional, e o restante, para os mercados asiáticos, sendo os maiores compradores, a China, Bangladesh, Turquia e Vietnã.

 

Em breve, no podcast Agrotalk, você confere o bate papo com o Presidente da Associação Baiana dos produtores de Algodão (Abapa), Julio César Busato, sobre a cultura do algodão na Bahia e detalhes sobre o projeto Sou do Algodão.

 

Veja o destaque desta semana no Agrotalk   

 

AgroclimaPRO

 

O Agro não para! 🌱🚜 O AgroclimaPRO, um produto da CLIMATEMPO é a melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua fazenda e região!

 

Muito mais informação para você tomar as melhores decisões e garantir mais rentabilidade para a sua lavoura. 📢‼ Interessados entrar em contato pelo whatsapp ⏩ https://wa.me/5511942165132

 

ou acesse  https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/

 

 

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    21/12
  • Cheia
    30/11
  • Minguante
    07/12
  • Nova
    14/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12