AGROCLIMA

Pequeno produtor e o desafio de produzir mais alimentos

06/07/2020 às 11:38
por Redação
Atualizado 06/07/2020 às 11:40

Oferecimento

A produtividade agrícola brasileira está baseada em diversos fatores, entre eles o clima, preparo do solo, correção, adubos, época de plantio, cultivar, máquinas ajustadas no campo e qualidade da semente. O Brasil é rico em seu ambiente e desponta como um mercado promissor na produção de alimentos.

 

O pequeno produtor brasileiro está diante de um cenário onde se vê envolvido neste desafio de produzir mais, tendo o cuidado com o manejo e gestão de custos para obter maior produtividade. Algumas áreas brasileiras chegam a produzir 4 colheitas anuais.

 

Dentro desta gestão no campo, tudo corre em uma planilha de custo. Idas na roça, alimentação de pessoas, máquinas e manutenção, sementes e insumos (defensivos custam muito caro - 13% do custo são insumos, portanto, existe uma preocupação de usar somente o necessário para não prejudicar a produção), combustíveis, colheita, fretes, armazenamento, entre outros.  

 

O horário de trabalho do pequeno empresário rural é o mesmo de qualquer grande produtor. É de sol a sol, que a janela agrícola se abre para a jornada da produção. Na época de preparar a terra e plantar o agro não para. São madrugadas emendadas com as noites no campo para não perder a janela do clima.

 

Decidir sobre os momentos adequados das práticas agrícolas faz parte de uma gestão que também exige empenho e muito trabalho. O dia a dia no campo exige amor, muita dedicação e cuidado, se não estivermos atentos e bem assessorados por profissionais da área, comenta a produtora Sonia Bonato. 

 

Bonato afirma que precisamos valorizar e respeitar cada vez mais o Agronegócio. " Fazemos parte do setor que mais cresce hoje e queremos mostrar a importância de todos os brasileiros estarem em um país que é o maior celeiro do mundo". 

 

O Professor e doutor em Mecanização Agrícola da Unesp de Botucatu, Paulo Arbex, diz que boa plantabilidade significa ter máquinas bem ajustadas no campo. "Só o simples fato de o produtor manter suas máquinas (plantadeiras e colhedeiras) devidamente ajustadas, lubrificadas, calibradas, e, até mesmo, limpinhas pode significar um ganho de até 8 sacas por hectare, em média, durante toda a safra", ensina o professor Arbex.

 

Dados de pesquisa elaborados pela equipe do professor na Unesp revelam a boa plantabilidade nas lavouras, levando-se em consideração a velocidade da plantadeira no momento da operação, manutenção e regulagens adequadas, além da escolha correta da semente diante da fertilidade do solo. "Acompanhamos muitos produtores, em um trabalho de extensão nas propriedades rurais, auxiliamos no manejo das máquinas e sabemos que com um bom trabalho há garantias de produtividades acima de 5 sacas/h de soja, de uma safra pra outra". diz o professor Arbex.

 

Colaboraram neste texto: Angela Ruiz, Sônia Bonato e Paulo Arbex

 

AgroclimaPRO

 

O Agro não para! 🌱🚜 O AgroclimaPRO, um produto da CLIMATEMPO é a melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua fazenda e região!

 

Muito mais informação para você tomar as melhores decisões e garantir mais rentabilidade para a sua lavoura. 📢‼ Interessados entrar em contato pelo whatsapp ⏩ https://wa.me/5511942165132

 

ou acesse  https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    21/12
  • Cheia
    30/11
  • Minguante
    07/12
  • Nova
    14/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12