Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Produtividade média estimada para os cafés é de 31,6 sacas/h

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A produção total dos Cafés do Brasil prevista para esta safra em curso de 2020, incluindo as espécies de café arábica e conilon, está estimada para atingir um volume físico equivalente a aproximadamente 60 milhões de sacas de 60kg, tendo como base um quantitativo mínimo calculado de 57,15 milhões e máximo de 62,01 milhões. Caso se confirme essa safra com volume físico médio de 60 milhões de sacas neste ano, a produção de café arábica deverá atingir 45 milhões de sacas e a de café conilon 15 milhões de sacas.

 

Assim, tendo como referência os números oficiais disponíveis no mês de julho do ano em curso, constata-se que a área total em produção dos Cafés do Brasil, considerando as duas espécies de cafés (arábica e conilon), é de 1,88 milhão de hectares, com produtividade média nacional de 31,6 sacas por hectare. Se for estabelecido um ranking dos seis estados maiores produtores de café, verifica-se que Minas Gerais, maior produtor, ocupa uma área 1,03 milhão de hectares, o que corresponde a aproximadamente 54% da área em produção.

 

Na sequência desse ranking de produtores de café, o segundo maior estado produtor, Espírito Santo, ocupa 400,28 mil hectares com lavouras em produção, o que equivale a 21% da área em produção de café no nosso País. Em terceiro colocado figura o estado de São Paulo, com 206,40 mil hectares (11%); Bahia, em quarto lugar, com 107,88 mil hectares (5,7%); Rondônia, com 64,87 mil hectares (3,4%); e, em sexto colocado, o Paraná, com 36,12 mil hectares (2%).  Os demais estados produtores de café completam a área total em produção no país, tendo em vista que a cafeicultura está presente nas cinco regiões geográficas.

 

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Café,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.

 

Agroclima PRO

 

"O Agro não pode parar! 🌱🚜

Aproveite e tenha informações precisas para poder tomar as melhores decisões, aumentando a produtividade da sua fazenda e evitando demais prejuízos! O Agroclima PRO, um produto da Climatempo. A melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado.  

📢 Interessados ⏩ https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias