Como produzir sua cenoura fresquinha em sua casa?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na cozinha, a cenoura está disponível em toda a gama de texturas e sabores. Cozido em um purê de batatas ou gratinado, ralado cru ou cortado em palitos, picante, doce, gelado.Com ela, tudo é possível!

 

A cenoura é um verdadeiro aliado vegetal do bem-estar, tanto para crianças quanto para adultos: uma única porção de 100 gramas cobre até 200% de nossas necessidades diárias de betacaroteno.

 

Apesar de seu sabor doce, as cenouras fornecem poucos carboidratos, poucas calorias. Sua riqueza em carotenos antioxidantes e precursores da vitamina A é excepcional. Muito rica em caroteno e vitamina C, a cenoura é um vegetal de raiz fácil de cultivar que pode ser consumido durante todo o ano. O engenheiro agrônomo e florestal, Valter Casarin, coordenador científico do Instituto Nutrientes para a Vida traz dicas e informações para você começar a plantar. Veja abaixo: 

 

Preparo do solo

 

Para um bom sucesso de sua semeadura, as cenouras apreciam solos leves e arenosos, preferencialmente solos profundos. 

– Escolha um local ensolarado e bem ventilado para semear.
– Afrouxe o solo profundamente. O solo deve estar solto, leve e bem drenado, pois as raízes da cenoura se estendem profundamente.

– Para solos mais densos adicionar areia para melhorar a drenagem da água e o crescimento do vegetal.
– Algumas semanas antes do plantio, enriquecer o solo com fertilizante mineral ou orgânico para horta.
– Antes de semear ou transplantar, refine cuidadosamente o solo e remova todas as pedras e cascalhos para evitar o risco de desenvolver raízes bifurcadas.
 

Plantio

      

Para este vegetal de raiz que não suporta bem o transplante, a semeadura é realizada através de sementes em local definitivo. Procure informações sobre as melhores cultivares e qual a época adequada para cada uma, para garantir o sucesso do seu plantio. Apesar da cenoura poder ser plantada durante todo o ano, o bom desenvolvimento depende da cultivar. 

 

De acordo com o calendário lunar e a influência das fases da Lua nas plantas, é aconselhável a semeadura na Lua minguante, o que estimula o desenvolvimento das partes aéreas da planta.

 

– Cavar um sulco de 1 a 2 cm de profundidade.
– As linhas de cenouras devem ser espaçadas de 20 cm a 30 cm.
– Coloque as sementes, que são pequenas, no centro do sulco.
– Cubra as sementes com uma camada fina de solo.
– Bata levemente o solo sobre as sementes para que elas tenham bom contato com a terra.
 -Regue e mantenha o solo úmido pelas próximas semanas, pois a cenoura pode levar até 3 semanas para germinar. Se a irrigação não for feita adequadamente, a raiz pode rachar. Depois da germinação, mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado.

– Quando as plantas tiverem 10 cm de altura, remova o excesso de plantas para deixar apenas uma cenoura a cada 10 cm ou mais. 

Você pode fazer isso em duas etapas: uma primeira vez em 5 cm, uma segunda vez em 10 cm. 

 

Como a emergência da cenoura é lenta e irregular, é melhor semear com alta densidade de plantas, mesmo que isso signifique desbaste mais tarde, para garantir uma boa quantidade de vegetais. Importante cobrir a parte superior das cenouras (ombro da cenoura) com solo para evitar que fiquem verde. Para evitar a formação do ombro verde é recomendado manter os ombros das raízes protegidos da luz solar, ou seja, mantê-las cobertas com solo.

 

Colheita

 

A colheita da cenoura pode ocorrer em dois momentos: quando o ombro da cenoura, suficientemente grande, emerge do solo na base das folhas ou quando as folhas velhas estiverem amareladas, indo para o tom amarronzado, e as folhas novas curvadas para baixo. Para colher utilize um ancinho ou pá para desenterrar as cenouras. Essa prática fica mais fácil em tempo seco.

 

– Retire as folhas do topo.
– Escove os vegetais para remover o solo (sem enxaguar com água).
– Armazene as cenouras em local fresco, ventilado e protegido da umidade.
 

Você pode plantar cenoura em vasos também. Somente se lembre de colocar em um recipiente com, no mínimo, mais de 5 cm do tamanho da cenoura.

 

Gostou desta dica?  Leia mais notícias do Agro em nosso canal Agroclima 

 

Agroclima PRO

 

“O Agro não pode parar! ??

Aproveite e tenha informações precisas para poder tomar as melhores decisões, aumentando a produtividade da sua fazenda e evitando demais prejuízos! O Agroclima PRO, um produto da CLIMATEMPO. A melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado.  

? Interessados ? https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/