Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Falta de chuva preocupa produtoras rurais no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Graziele de Camargo - São Sepé - RS

5 min de leitura

Os agricultores e agricultoras da Região Sul estão muito preocupados com a falta de chuva. Em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, a produtora rural Patricia Vione se diz muito preocupada. Ela comenta que as barragens não recuperaram o nível desde o verão passado e agora o Rio Vacacaí está muito baixo, o que pode comprometer as lavouras de arroz. Veja a sequencia dos vídeos abaixo. A primeira imagem mostra a barragem em 4 de novembro de 2019 e a segunda, no mesmo dia 04 de Novembro de 2020.

 

Vídeo enviado por Patricia Vione - São Gabriel - RS 

 

A produtora gaúcha Graziele de Camargo, de São Sepé (RS), disse que conseguiu iniciar os trabalhos com a soja no campo, porém em algumas áreas a soja não tem força para nascer. A falta de chuva, além de atrasar o plantio da cultura ameaça uma produção inteira, comenta Camargo. 

 

lavoura_soja_Grazi_Camargo

Foto: Graziele de Camargo - São Sepé - RS

 

Em conversa com a produtora agrícola Silvia Stangherlin, de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, a geada ocorrida na semana passada e a estiagem afetaram a lavoura de milho e a de soja não consegue se desenvolver de forma satisfatória. Stangherlin relata que as lavouras em Muitos Capões e Capão Bonito também estão sentindo os efeitos da estiagem e da chuva irregular. 

 

milho_seco_4_silvia

Foto: Silvia Stangherlin - Lagoa Vermelha - RS 

 

A produtora que faz ronda pela lavoura todos os dias para verificar o desenvolvimento das culturas se diz muito preocupada com a situação. Veja o registro em vídeo:

 

 

Vídeo enviado por Silvia Stangherlin    

Nesta quarta-feira (11), em contato telefônico com a produtora Silvia Stangherlin, de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, nos informou que ontem (10), ocorreu a chuva prevista pela Climatempo. " Foram aproximadamente 30 milímetros na minha lavoura. No vizinho, a dois quilômetros de distância, caiu 20 milímetros e na lavoura de outro produtor vizinho a 5km distância da minha fazenda, não choveu uma gota", explica a produtora.   

 

Silvia_LagoaVermelha_RS

Foto: Silvia Stangherlin, de Lagoa Vermelha - RS

   

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a circulação de ventos nesta quarta-feira (11), irá favorecer a formação de nuvens e as pancadas de chuva isoladas com raios no leste e norte gaúcho. A chuva mais forte fica concentrada em Santa Catarina e Paraná.  Na quinta-feira, a previsão indica pancadas de chuva isoladas no norte gaúcho, interior de Santa Catarina e do Paraná. Em Florianópolis e Curitiba, o tempo fica mais instável com chuva a qualquer hora por vezes forte. No litoral gaúcho,  chove de forma rápida, mas o que vai chamar a atenção são as rajadas de vento moderadas.     

 

Situação de emergência 

 

O último boletim da Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mostra que até 17 horas da última terça-feira (10), 22 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem. São eles: Giruá, Fontoura Xavier, Palmitinho, Tenente Portela, Frederico Westphalen, Alpestre, Caiçara, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Vista Alegre, Seberi, Pinhal, Lajeado Bugre, Novo Tiradentes, Santo Cristo, Alecrim, Liberato Salzano, Doutor Mauricio Cardoso, Nova Candelária, Três de Maio e Jaboticaba. 

 

AgroclimaPRO

 

Aproveite e tenha informações precisas para poder tomar as melhores decisões, aumentando a produtividade da sua fazenda e evitando demais prejuízos!

 

O Agroclima PRO, um produto da CLIMATEMPO. A melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado.  

📢 Interessados ⏩ https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/

 

  

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias