Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuvas favorecem culturas de verão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

O primeiro Boletim de Monitoramento Agrícola, produzido e publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra os efeitos positivos das primeiras chuvas do ano nas culturas de verão da safra 2021 de grãos.

 

Na primeira quinzena de janeiro de 2021 houve chuvas em praticamente todas
as regiões em produção do país, favorecendo os cultivos de verão que se encontram
majoritariamente em floração e enchimento de grãos. 

 

Os maiores volumes ocorreram em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará e Rondônia e os menores no Rio Grande do Sul e em parte do MATOPIBA. Mesmo com a apresentação de irregularidades das precipitações em algumas regiões, o armazenamento hídrico no solo foi satisfatório.

 

No Rio Grande do Sul e em partes da Bahia, por exemplo, houve uma melhora no final desse período, enquanto na região do Matopiba (integrada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), houve períodos com pouca ou nenhuma precipitação, principalmente em partes do sudoeste do Piauí e do oeste da Bahia.

 

Já no Centro-Oeste, em relação à safra passada, há predominância de anomalias positivas do Índice de Vegetação (IV), atribuída, de acordo com o boletim, à boa condição das lavouras e ao atraso no plantio da safra em alguns estados. 

 

Clique aqui para acessar o boletim completo na página da Companhia.

 

Previsão próximos dias nas áreas agrícolas
 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a partir desta sexta-feira, dia 05 de fevereiro, a chuva dá uma trégua ao Sul do Brasil e até o dia 09 de fevereiro o sol brilha forte sem chuva nos três estados da Região. A ausência de chuva vai colaborar para que os produtores realizem os tratos culturais nas lavouras. 

 

No Sudeste, a situação é diferente. Entre sexta-feira (05) e segunda (08), as condições de chuva são altas na Região e bons volumes de chuva serão registrados, principalmente em Minas Gerais. 

 

No Centro-Oeste, a chuva será expressiva nos próximos dias, principalmente em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal o que pode atrapalhar os trabalhos fitossanitários no campo no período entre os dias 05 e 08 de fevereiro.

 

No Nordeste, o indicativo é de bastante chuva no centro-oeste da Bahia e áreas do centro-sul do Maranhão e do Piauí nos próximos dias. Os volumes acumulados podem superar os 100 milímetros nestas áreas. 

 

No Norte, o tempo quente e úmido vai favorecer a ocorrência de chuva até o dia 08 de fevereiro em todos os estados da Região. Os acumulados devem superar os 150 milímetros no Amazonas, Amapá, Acre, sul do Pará e Rondônia.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias