Ventos frios chegaram aos campos de soja do RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Patricia Vione – São Gabriel – RS  

 

Depois da chuva provocada pela passagem de uma frente fria, as condições meteorológicas na Região Sul mudaram. Os ventos frios de origem polar, com até moderada intensidade chegaram aos campos de soja da região de São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Veja o vídeo enviado pela produtora rural Patricia Vione.

 

 

 

De acordo com a produtora rural Patricia Vione, a soja plantada nos seus campos estão na fase da flor, outras mais precoce está na fase de enchimento de grãos e não há problemas com excesso de chuva. Já, na vizinhança, que também planta arroz, o frio previsto para o fim de semana pode prejudicar o arroz.  

 

Patricia_Vione_soja_3_SãoGabriel_RS

 

Patricia_Vione_soja_SãoGabriel_RS

Fotos: Patricia Vione – São Gabriel – RS

 

 

Dados da Emater-RS, a regularidade das precipitações que vêm ocorrendo nos últimos dias tem favorecido a cultura da soja e o bom desenvolvimento vegetativo (30%), florescimento (44%) e enchimento de grãos (25%).

 

No atual período, as precipitações trazem tranquilidade aos agricultores que haviam atrasado o início do plantio em função da baixa umidade do solo.

 

De acordo com o Informativo Conjuntural, da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), no geral, as condições fitossanitárias das lavouras estão boas e vêm diminuindo os relatos da ocorrência de tripes em várias regiões do Estado em função do aumento da umidade.

 

As lavouras em estágio de floração apresentam um bom índice de flores e vagens, sendo beneficiadas pela umidade e temperaturas favoráveis à cultura que conta com 1% da área cultivada em maturação. Já o plantio do milho está quase totalmente concluído (99%).

 

A chuva e a pouca radiação solar ocorrida durante a semana em quase todo o Estado reduziram o ritmo da colheita do grão, que chega a 37% da área total cultivada. As plantas ainda em desenvolvimento se beneficiaram com as chuvas. A cultura encontra-se 12% em maturação, 21% em enchimento de grãos, 13% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

Arroz

 

O arroz segue em bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul. As chuvas aumentaram e o nível dos reservatórios de água também, melhorando as condições nas regiões onde havia maior restrição. A cultura encontra-se 21% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 42% em floração, 30% em enchimento de grãos e 7% em maturação.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.