Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Olerícolas seguem bom desenvolvimento

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

As olerícolas seguem com bom desenvolvimento na região de Ijuí, de acordo com o último boletim divulgado pela Emater/RS-Ascar. As folhosas com exceção da rúcula que tem apresentado diminuição no crescimento e incidência de ferrugem branca.

 

Produtores têm dificuldades no controle de ervas daninhas na cultura da mandioca devido ao longo período com alta umidade no solo, que proporcionou o crescimento rápido das ervas e impossibilitou o controle manual.


Frutícolas

 

Na região de Santa Rosa, estão em maturação pomares domésticos de butiá, goiaba, acerola e caqui. A colheita da manga segue o ritmo sendo uma das melhores safras dos últimos anos.

 

Bananeiras apresentam cachos com boa formação e expectativa de produção. Mamoeiros estão em plena floração e formação de frutos. É boa a oferta de limão Taiti; citros em geral estão na fase de formação e frutos, com alta carga de frutos, as bergamoteiras, principalmente, deveriam receber raleio, mas essa atividade não é corriqueira entre os produtores locais. Plantas em boas condições fitossanitárias conforme o que se visualiza nas visitas a campo.


Pastagens

 

As condições de desenvolvimento das pastagens cultivadas continuam bastante favoráveis, porém algumas áreas com excesso de umidade no solo foram prejudicadas pelo pisoteio dos animais, o que não ocorre nas áreas de campo nativo, devido ao sistema radicular consolidado das plantas.

 

Foram realizadas práticas, como adubações nitrogenadas, revisão de cercas, roçadas para diminuir o acúmulo de matéria seca; manejo para controle de espécies vegetais invasoras e uso de inseticidas químicos e biológicos para controle de lagartas e cigarrinhas das pastagens.


Piscicultura

 

O nível de água dos açudes aumentou com as recentes chuvas e isso contribui para manter a qualidade da água para as espécies cultivadas. Os produtores seguem fazendo o manejo alimentar de acordo com a fase de crescimento dos peixes.

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias