Alta temperatura influencia cultura do tomate

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com informações da Emater/RS-Ascar de Ijuí, altas temperaturas das semanas anteriores, aliado ao longo período com baixa insolação, provocou abortamento de flores da cultura do tomate, diminuindo o potencial produtivo da cultura.

 

A alta umidade também favoreceu o aumento de incidência de doenças foliares na cultura, necessitando maior controle. Aumento na incidência de mosca branca nos cultivos protegidos.

 

Olerícolas

 

As olerícolas estão com desenvolvimento mais lento devido ao longo período com baixa insolação. A cultura da alface apresenta folhas mais compridas e de coloração mais clara, com menor número de folhas por plantas e plantas menores, mas ainda apresenta boa aceitação no mercado.

 

Pesca artesanal

 

Na região de Santa Rosa (RS), com o término do período da piracema no Rio Uruguai, a movimentação dos pescadores segue intensa, porém a turbidez da água tem dificultado as capturas. Os pescadores relatam a grande presença de grumatãs, que não tem valor agregado alto na comercialização.

 

Na região de Porto Alegre, a pesca artesanal continua não ocorrendo na orla marítima em função do período de veraneio. Segue a captura do camarão na Lagoa do Peixe.

 

Na de Pelotas, na Lagoa Mirim, o excesso de chuvas reduziu a captura do camarão em alguns locais, o que deverá influenciar o preço pago aos pescadores, com tendência de alta.

 

Em São Lourenço do Sul, os pescadores estão satisfeitos com a safra de camarão, havendo relatos de boas quantidades e qualidade.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.