Finalizada a colheita das culturas anuais e perenes em Ijuí/RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na regional administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, estão concluídas a colheita das culturas anuais e perenes de verão, melão, melancia e uva. É positiva a avaliação dos produtores quanto à produtividade e qualidade dos frutos colhidos.

 

A colheita da bergamota Okitsu começou com área pouco expressiva com frutos de bom tamanho, mas de pouca doçura. A cultura do morango está com pouca produção, com frutos pequenos, mas saborosos. O tamanho menor dos frutos tem impulsionado redução dos preços, ficando em R$ 16,50/kg. As demais frutas seguem com preço estável.

 

Na região de Santa Rosa, segue a colheita em pomares domésticos de butiá, acerola, caqui e de manga tardia. Também há colheita de melão e melancia. A região de Soledade, está na fase de colheita uva, pera, figo, entre outras. A qualidade dos frutos é favorecida pelo clima.

 

Olerícolas

 

A alta luminosidade da semana beneficiou o melhor desenvolvimento das olerícolas, na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí. Há grande incidência de mosca branca e tripes na cultura do tomate, principalmente nos cultivos em ambiente protegido. 

 

Mandioca
 

Os cultivos de mandioca apresentam bom desenvolvimento foliar, mas atraso na formação das raízes tuberosas. As lavouras de segundo ano são colhidas para abastecer o mercado. Nas lavouras de batata-doce, o desenvolvimento vegetativo é satisfatório. As folhosas evoluem normalmente, conforme o escalonamento de plantio. 

 

Bovinocultura de corte

 

O rebanho em geral apresenta boas condições corporais principalmente devido à oferta de forrageiras em quantidade e qualidade. Nas áreas onde as pastagens cultivadas de verão já estão com menor capacidade de rebrote, os produtores têm aproveitado o bom desenvolvimento do campo nativo. As temperaturas mais amenas vêm estimulando um maior tempo de pastejo dos rebanhos.

 

Bovinocultura de leite

 

As condições meteorológicas têm permitido a retomada do uso das pastagens cultivadas com menor risco de degradação pelo pisoteio e arranque. As temperaturas amenas permitiram que os animais ficassem mais tempo em pastejo. Nos locais, onde predomina a produção à base de pasto, os produtores têm conseguido garantir boa rentabilidade na atividade. Porém, os que dependem de insumos externos, como nos sistemas mais intensivos, a margem líquida está ficando abaixo da esperada pelos produtores, devido ao aumento significativo nos preços de fertilizantes e combustíveis.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.