Começou a colheita do caqui na serra gaúcha

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Iniciou neste mês a colheita do caqui na região serrana do Rio Grande do Sul, por meio da variedade “Chocolatinho”, fruta naturalmente de pequeno calibre, de maturação precoce, polpa crocante e de coloração escura, e de menor expressão na região.

 

A Serra Gaúcha cultiva 1.700 hectares de caquizeiros em 905 propriedades, formados notadamente por duas variedades: Kioto (de polpa chocolate escuro) e Fuyu (chocolate branco).

 

De acordo com o engenheiro agrônomo Enio Ângelo Todeschini, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, os caquizeirais demonstram ótima sanidade, vigor e boa carga de frutos.

 

“As condições climáticas do inverno foram benéficas para a brotação, vigor e fertilidade das gemas/brotos. Por sua vez, as da primavera foram excelentes para a manutenção da sanidade das plantas e frutas”, enfatiza.

 

Seguem os tratamentos fitossanitários para prevenir a incidência de doenças, o controle mecânico (roçadas) de ervas concorrentes e as adubações nitrogenadas e potássicas em cobertura.

 

Conforme Todeschini, a expectativa é colher na região, não havendo nenhum fator inesperado, uma safra “cheia”, podendo se aproximar de 30.000 toneladas de caquis. Destacam-se como maiores produtores os municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Campestre, Antônio Prado e Pinto Bandeira.

 

A fruta serrana, além de abastecer o mercado local e estadual, também alcança o comércio nacional, principalmente no centro e nordeste do País. O preço médio pago ao produtor é de R$ 2,00 o quilo.

 

Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.