Colheita do arroz e da soja avançam no Rio Grande do Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Istock

 

A colheita da soja avançou na última semana em todo o Rio Grande do Sul, chegando em média a 5% da área implantada nessa safra. Outros 24% estão em fase de maturação, 59% em enchimento de grãos, 10% em floração e 2% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

Arroz

 

A safra de arroz já colhida é de excelente qualidade. A colheita avançou na semana para 26% dos cultivos. Lavouras seguem com boa sanidade no estado. Outros 51% estão em fase de maturação, 21% em enchimento de grãos e 2% em floração.

Olerícolas

 

Na região de Santa Rosa, a segunda semana de março foi marcada por tempo seco e ensolarado, sem chuva há mais de 10 dias, obrigando os produtores ao uso mais intenso de irrigação.

 

Essas condições paralisaram os trabalhos nas hortas domésticas, e os agricultores aguardam chuvas para reiniciar os plantios. Assim, os produtores trabalham no manejo das hortas para controle de ervas daninhas, revolvimento e adição de adubo e esterco nos canteiros.

 

Plantio de alho e cebola vai começar 

 

O preparo do solo das áreas de plantio de alho e cebola já começaram no Rio Grande do Sul, e há dificuldade de encontrar boas sementes de alho no mercado. Somente os cultivos em hortas com irrigação se desenvolvem, o que reduziu novamente a oferta das verduras, elevando o preço no mercado.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.