Dias mais secos e temperaturas amenas aumentam atividade das abelhas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Istock

 

No Rio Grande do Sul, aumentou a atividade dos enxames devido à ocorrência de dias mais secos e com temperaturas amenas e também devido à maior disponibilidade e diversificação das floradas. Tais condições meteorológicas também facilitaram o manejo das colmeias pelos apicultores.

 

Frutas

 

Na região de Ijuí, no Rio Grande do Sul, as culturas do pêssego e uva estão passando por um período de envelhecimento gradual das folhas, seguindo ciclo normal.

 

A colheita da laranja da variedade Folha Murcha foi finalizada com pequena redução de produtividade. No caso o morango, os produtores intensificam o preparo de canteiros e substratos para implantação da cultura.

 

Já na de Soledade, as frutas em colheita nesse período se limitam praticamente ao caqui, bergamota Okitsu e uvas finas Itália e Rubi. Citros seguem em desenvolvimento de frutos e de forma geral, os pomares apresentam boa sanidade. A maioria dos produtores segue cronograma de manejo fitossanitário.

 

Bovinocultura

 

Apesar da redução das chuvas e da diminuição da disponibilidade de pastagens, os rebanhos de bovinos de corte ainda apresentam bom escore corporal.

 

Segue a temporada de monta em algumas regiões, enquanto que em outras o período reprodutivo já foi finalizado e os touros foram retirados para que ocorram com maior eficiência todos os manejos subsequentes, diagnóstico de gestação e venda das matrizes a serem descartadas, desmame e venda de terneiros. 

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.