Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Safra de feijão está praticamente plantada no Paraná

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

A segunda safra do feijão está praticamente plantada no Paraná. Em campo, 86% apresentam condições boas e 13% medianas, segundo o último boletim conjuntural do Departamento de Economia Rural (Deral).

 

Em relação ao preço médio, os produtores paranaenses do feijão classe cores receberam 2,2% a menos em relação à semana anterior, já o classe preto mantém o mesmo patamar.

 

Mandioca

 

A colheita de mandioca avança no Paraná e, consequentemente, aumentou a oferta de matéria-prima às indústrias de fécula e de farinha. No entanto, o boletim do Deral aponta que, aos produtores, isso representou uma queda no preço, que está 19% menor comparado a outubro de 2020.

 

Milho

 

O plantio da segunda safra de milho atingiu 72% da área estimada de 2,4 milhões de hectares, com recuperação do atraso que vinha se observando em razão das condições climáticas. Da primeira safra, a colheita alcançou 64% da área prevista de 360 mil hectares.

 

Soja

 

Em relação a soja, o último boletim do Deral destaca que a colheita está com 58% da área semeada na safra 2020/21. No entanto, mesmo com esse avanço, os trabalhos ainda estão atrasados em comparação com anos anteriores. Em 2019, por exemplo, neste mesmo período, 75% da área cultivada já estavam colhidos.

 

Trigo

 

O documento preparado pelos técnicos do Deral traz, ainda, análise sobre o impacto do reajuste de 11% determinado pelo governo federal para os preços mínimos do trigo na região Sul do Brasil. Da mesma forma, discorre sobre as consequências do cenário pandêmico na produção e mercado do leite em termos mundiais.

 

Batata

 

Sobre a produção de batata no Paraná, a informação é de que 93% da área já está plantada, com previsão de colheita de 352 mil toneladas, o que elevaria em 20% o volume em relação ao período anterior. O boletim traz também dados da produção suína paranaense e brasileira em 2020.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

 

 

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias