Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A colheita da soja no Rio Grande do Sul avançou 12 pontos percentuais na semana que passou favorecida pelos dias ensolarados e a safra segue registrando boa produtividade, segundo dados da Emater/RS.

 

Na região de Ijuí, as lavouras da oleaginosa estão em maturação e a colheita foi intensa entre os dias 30 de março e 04 de abril, chegando a 40% da área. As produtividades alcançadas são superiores às expectativas iniciais, estando em 3.780 quilos por hectare.

 

Segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, há grande variabilidade no peso final dos grãos entre as lavouras cultivadas com a mesma cultivar, reflexo da interação entre o nível de tecnologia adotado e o regime de chuvas durante o ciclo da cultura.

 

Milho

 

A colheita do milho grão chegou a 75% das lavouras. Aquelas colhidas mais recentemente têm boa produtividade, diferente das primeiras áreas colhidas no noroeste do estado, que tiveram perdas significativas devido à estiagem na primavera.

 

Arroz

 

Com condições climáticas favoráveis, a colheita do arroz avançou para 70% da área plantada no estado de 948 mil hectares, ou seja, 663 mil hectares já foram colhidos.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias