Sua plantação está preparada para geada?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Mycchel Legnaghi – São Joaquim – SC

 

Após a passagem da frente fria, a temperatura despenca em várias localidades, principalmente no centro-sul do Brasil. O mês de maio termina gelado com previsão de muito frio também para o início de junho. Sua plantação está preparada para a geada?

 

Como fazer para monitorar sua fazenda da geada?

 

A temperatura mais baixa será observada na terça-feira (25). Os ventos frios de origem polar chegam ao Acre e Rondônia e estes estados irão observar o fenômeno conhecido como “friagem”. O mapa abaixo indica a previsão de temperatura mínima para a próxima terça-feira, dia 25 de maio. Deve ser a madrugada mais fria.

 

 

O frio mais intenso será sentido na Região Sul do Brasil. O ar frio se espalha por áreas de feijão e hortaliças nas regiões de Guarapuava, Campo Gerais, região de Ponta Grossa. Nestas localidades, as temperaturas mínimas observadas podem chegar a 1ºC e 2ºC.

 

O frio será sentido também nas lavouras de milho localizadas no sul do Paraná, oeste e norte de Santa Catarina. Já, oeste e norte do Paraná, o frio não alcança as áreas agrícolas produtoras.

 

Onda de frio
 

A onda de frio vai provocar diminuição da temperatura também no Sudeste e no Centro-Oeste e há previsão também de mais da ocorrência do fenômeno da friagem (que ocorre quando as massas de ar polar provocam queda de temperatura) no Norte do Brasil. Há previsão de resfriamento no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.

 

Previsão de temperatura mínima no dia 25 de maio 

 

 

Geada
 

A massa de ar frio que chega na semana que vem é forte. Vai provocar queda de temperatura já a partir do domingo, dia 23/05, no Sul do Brasil. Até a terça-feira (25/05), a previsão é de que o frio só aumente. Com a queda de temperatura e com as madrugadas geladas, a previsão é de geada já na segunda-feira, dia 24 de maio.

 

 

Na madrugada de terça-feira (25), a geada se espalha por quase todo o interior do Sul do país e há indicativo de formação de geada também no sul de São Paulo, com risco baixo. Até o fim da semana que vem a previsão ainda indica noites e madrugadas frias, ainda com risco de geada, mas aos poucos o frio vai perdendo intensidade.

 

Mais frio na virada do mês 
 

No fim do mês, os modelos de previsão do tempo estão indicando a chegada de mais uma onda de frio. Os modelos meteorológicos estão indicando frio intenso, muita geada no Sul e geada também no Sudeste e no Centro-Oeste, como indicado abaixo.

 

 

Nos próximos dias e durante a semana que vem, vamos acompanhar as novas rodadas dos modelos meteorológicos. Fique de olho no Agroclima e acompanhe se a tendência se confirma ou não.

 

Você também pode experimentar GRÁTIS POR 7 DIAS o Agroclima PRO. Com ele você tem acesso a histórico de dados de Clima e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo entre outras facilidades.