Chuva e frio nas áreas agrícolas do centro-sul do Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Durante o fim de semana, choveu forte na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Goiás. Dados do Cemaden, mostram que no período entre 10h de sábado (22) e 10h de hoje (24), choveu 121,4 milímetros na cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS). Em Coxim, no mesmo período, 81,4 milímetros.  

 

Frio

 

Nesta segunda-feira, o dia amanheceu frio com temperaturas baixas na Região Sul. Para se ter uma ideia, no oeste do Paraná, região de Cascavel registrou 2 graus. Em Toledo, 2,4ºC. No Mato Grosso do Sul Bela, o amanhecer também foi frio. Em Bela Vista, município que fica no sudoeste do Mato Grosso do Sul, e em Iguatemi, os termômetros registraram 2,7ºC. 

 

Próxima madrugada

 

Para a próxima madrugada, o frio tende a enfraquecer sobre as áreas de milho entre o oeste no Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. Mas ganha força nas áreas altas do  Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. As regiões de Guarapuava (PR), Bom Jesus (RS) e Vacaria (RS), é provável registrar temperaturas muito baixas. Ainda na próxima madrugada, há expectativa de queda de temperatura no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais.

 

Entre os dias 30 e 31 de Maio, a tendência é que as temperaturas também fiquem baixas neste período quando uma nova onda de frio promete derrubar a temperatura.

 

Muito frio e geada até a virada do mês. Veja aqui o mapa com previsão de geada

 

Retorno da Chuva 

 

A partir desta terça-feira (25), há condições de chuva em Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo e a tendência é que a chuva volte a se espalhar pelo pelo Brasil. Pelo menos até o dia 2 de junho, há condições para chuva para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste.

 

No dia 28/05, há condições de chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. Essa chuva também alcança áreas do sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais no fim de semana e podem acumular até 20 milímetros. 

 

No período entre 24/05 e 29/05, Mato Grosso, Goiás, algumas áreas de Minas Gerais, já começam a ter chuva mais fraca e os acumulados projetados não são tão altos como os que foram vistos, durante o último fim de semana.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.