Chuva e ventos fortes provocam destruição em área rural de MS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na noite desta última segunda-feira (07), por volta das 21h, horário local, produtores rurais da região de Ponta Porã (MS) foram surpreendidos por chuva e vento forte. A ventania foi tão forte que destruiu o galpão arremessando parte da cobertura ao redor da propriedade rural.    

 

“Foi tudo muito rápido. A chuva e os ventos chegaram juntos. Estava na fazenda, dentro de casa, quando ouvimos o barulho”, explica a produtora rural Malena May. 

 

O amanhecer desta terça-feira (08), foi de rescaldo e avaliação dos prejuízos causados pelo tempo severo. Não houve registro de feridos, de acordo com May. 

 

Qual foi o motivo?

 

A formação de uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul, associada a áreas de instabilidade favoreceram o crescimento das nuvens carregadas e as fortes rajadas de vento que avançaram para a região de Ponta Porã (MS), na noite da ultima segunda feira. Entre 21h00 e 23h00, horário de Brasília, foram registrados um total de 232 raios em Ponta Porã, sendo que 197 nuvem-nuvem e 35 nuvem-solo. 

 

A produtora rural Malena May, conta que no dia 29 de maio uma outra chuva forte acompanhada de granizo arrasou 400 hectares de milho segunda safra de sua propriedade. 

 

Veja abaixo fotos e vídeo do estrago provocado pela chuva e o vento forte desta útima segunda-feira, 07 de junho. 

 

Malena_PontaPorã_chuvaevento1

Foto: Malena May – Ponta Porã – MS

 

Malena_PontaPorã_chuvaevento4

Foto: Malena May – Ponta Porã – MS

 

 

Vídeo: Malena May – Ponta Porã – MS

 

 

Próximos dias

 

Nesta quarta-feira, novas áreas de instabilidades se formam sobre o centro-sul de MS. Para os próximos dias, as condições são favoráveis para chuva, trovoadas e ventos fortes. Na quinta-feira (10), o risco de tempestades é maior no sudoeste de Mato Grosso do Sul. 

   

Leia também: Quarta-feira de chuva forte, ventania e ressaca na Região Sul