Condições do clima são favoráveis ao desenvolvimento dos citros

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Istock

 

A safra de citros se desenvolve dentro da normalidade, na região do Vale do Caí (RS), diferentemente do que ocorreu em 2020, quando houve redução de cerca de 35% da produção por conta da estiagem.

 

Para este ano, a estimativa é de que sejam colhidas no Vale do Caí, 187 mil toneladas de citros, sendo 122 mil toneladas de bergamotas, 53 mil de laranjas e 10 mil de limões. No Vale do Taquari deverão ser colhidas 18 mil toneladas de citros – sendo 15 mil de laranjas.

 

Sem grandes eventos adversos, o técnico e extensionista da Emater/RS-Ascar Marcos Schäfer afirma haver condições favoráveis para o desenvolvimento das frutas, apesar de ter havido um volume de chuvas abaixo da expectativa em meses como fevereiro e março desse ano.

 

“Já no último mês de maio houve uma retomada da normalidade em matéria de precipitações”, salienta. No que diz respeito a forte seca de 2020 houve antecipação de florada após o inverno, com estas acontecendo ao final da estação mais fria do ano. “E esta antecipação também faz com que a colheita de diversas variedades ocorra mais cedo”, enfatiza.

 

Foto: pomar de Soledade – Emater – Ascar RS

 

Schäfer também destaca o fato de não ter havido geadas tardias, granizo ou excesso de chuvas que pudessem comprometer o desenvolvimento dos frutos. Até o momento, a bergamota da variedade Satsuma já foi colhida em sua totalidade, já estando avançadas também as colheitas das variedades Caí e Ponkam. Nas laranjas estão em colheita as variedades Céu Precoce, Umbigo Bahia e Shamout.

 

“As demais ainda estão para ser colhidas e esperamos que as boas condições persistam para que a safra possa ser concluída de forma satisfatória”, avalia.

 

A produção de frutas requer cuidados que iniciam no solo, passando pelo manejo, com os tratos, as podas e os raleios, até chegar a colheita. 

 

Produção no estado 

 

No Rio Grande do Sul, a previsão é de que sejam colhidas 404,6 mil toneladas de citros sendo 160,6 mil toneladas de bergamotas, 230 mil toneladas de laranjas – uma redução de 43,5 mil toneladas – e 14 mil toneladas de limões, sendo o Vale do Caí a maior região produtora do Rio Grande do Sul. No Estado há ainda o prognóstico de redução geral de 30% da safra nas regiões de Frederico Westphalen e Erechim, que são os maiores produtores de laranjas.

 

Na região de Montenegro (RS), a safra de citros começou e a expectativa é de uma boa safra. 

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.