Umidade do solo favorece plantio do trigo, canola e aveia no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Culturas de Inverno 

 

Segue o plantio de trigo, canola e aveia branca no Rio Grande do Sul, sendo que o da cevada já está concluído. Com a boa umidade no solo da Região, em Santa Rosa os agricultores realizaram o plantio de trigo durante a semana, atingindo 33% da área e dando preferência para variedades de ciclo longo, deixando as variedades de ciclo curto para plantio em final de junho. As lavouras já semeadas estão com boa germinação, formando bom estande de plantas, com boa aparência no desenvolvimento inicial.

 

Culturas de Verão – Soja

 

Os trabalhos de aplicação de corretivos nas lavouras de soja avançam, com grande predomínio do calcário dolomítico. Simultaneamente, os produtores estão em pleno processo de planejamento da próxima safra com a aquisição de fertilizantes e sementes.

 

Produtores semeiam plantas de cobertura do solo e forrageiras de inverno. Com a sequência de dias com clima mais frio e as geadas generalizadas, ocorreu controle natural das plantas voluntárias de soja que emergiram após a colheita. Com esse controle elimina-se a chamada ponte verde, impedindo a sobrevivência e multiplicação de pragas e algumas doenças que ameaçariam as lavouras de soja do próximo cultivo. Além disso, a geada reduz a necessidade de pulverização para controle químico dessas plantas voluntárias.

 

Milho grão

 

A colheita prosseguiu na semana. Do total no Rio Grande do Sul, 95% está colhido. Restam áreas menores e algumas onde a colheita é manual e mais lenta.

 

Arroz

 

Com a colheita encerrada, produtores planejam a próxima safra cujo início de semeadura está previsto para setembro. A disponibilidade de água das barragens ainda gera bastante preocupação, mesmo com as chuvas satisfatórias a partir de meados de maio. As condições favoráveis desta safra, as melhores em vários anos, vêm permitindo flexibilidade aos produtores que podem protelar a comercialização da produção na expectativa de uma elevação de preços do arroz, que em geral ocorre na entressafra, no segundo semestre.

 

Olerícolas 

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, ocorreram novas geadas entre 31/05 e 01/06, com temperaturas próximas a zero nas madrugadas, fato que torna rotineiros os cuidados de proteção dos cultivos para evitar perdas de produção. Em Manoel Viana, município da Fronteira Oeste, olericultores trabalharam na organização das hortas e dos cultivos de inverno, pois as temperaturas mais baixas das últimas semanas favoreceram o desenvolvimento de algumas culturas.

 

Frutícolas 

 

Nas regionais de Ijuí e Santa Rosa, procura por mudas de frutíferas em elevação, em especial para pomares domésticos a serem implantados em junho.

 

Apicultura

 

As temperaturas mais baixas, o menor período de insolação e a ocorrências de dias chuvosos reduzem as saídas dos enxames a campo, exigindo maior disponibilidade de mel nas colmeias. Praticamente inexistem floradas no momento. Assim, é maior a atenção necessária por parte dos apicultores para o monitoramento dos níveis de reservas nas colmeias e para a introdução de alimentos artificiais, caso necessário.

 

Fonte: Ederson Garcia, extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Soledade

 

Agroclima PRO

 

Fique de olho no Agroclima e acompanhe a tendência geada no Sul.

 

Frio ganha força no Sul e fim de semana terá geada em Curitiba

 

 

 

Você também pode experimentar GRÁTIS POR 7 DIAS o Agroclima PRO. Com ele você tem acesso a histórico de dados de Clima e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo entre outras facilidades.