Chuva pode paralisar plantio das culturas de inverno

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta sexta-feira (18), as condições meteorológicas indicam chuva persistente ainda para o Porto de Santos (SP) e também em Paranaguá (PR). A tendência é de uma segunda quinzena de junho mais chuvosa no litoral do Paraná e de São Paulo. Com isso, os embarque de grãos e de açúcar deve ser mais lento nos próximos 15 dias.

 

Nesta sexta-feira (18), volta a chover na divisa do Paraná com Santa Catarina. As precipitações, também devem ser frequentes nesta Região o que pode favorecer algumas das bacias geradoras de energia, como por exemplo, a bacia do Rio Iguaçu. A expectativa é de acumulados de chuva acima dos 50mm no sul do Paraná, nos próximos sete dias.

 

A previsão também indica chuva abrangente para Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul e a chuva pode paralisar as atividades de plantio das culturas de inverno, mas aumenta de forma significativa a umidade do solo para o desenvolvimento das culturas.

 

Nos próximos dias, há indicativo de chuva forte para o Nordeste, principalmente entre o litoral norte da Bahia e Pernambuco. A chuva favorece o aumento da umidade do solo na zona da mata e beneficia o desenvolvimento da cana-de-açúcar. Para as capitais, fica o alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de encosta. No interior, o nível dos rios na zona da mata deve aumentar de forma significativa, principalmente entre Alagoas e Pernambuco. Além disso, há risco de erosão, em algumas propriedades rurais, nos próximos sete dias.

 

Para as áreas de algodão do sudoeste de Mato Grosso e parte de Mato Grosso do Sul, há um indicativo de madrugadas mais frias o que pode prejudicar a aplicação de maturador no algodão.

 

No período do dia 24 até o dia 30 de junho, a chuva vai ficar ainda concentrada sobre a Região Sul neste período, principalmente entre o Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. Ao longo da faixa leste do Nordeste, entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, há previsão de chuvas significativas. Na Região Norte, as chuvas são mais intensas em Roraima. Em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba, o tempo seco fica seco neste período.

 

Madrugada fria

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram, as menores mínimas desta quinta-feira (17),  aconteceram por volta das 2 horas da manhã. Neste horário, a cidade de Bom Jardim da Serra (SC),  registrou – 0,1ºC, abaixo de zero e Cambará do Sul (RS), 0,7ºC.

 

Destaque também para a chuva na Baixada Santista. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMANDEN), entre 7h do dia (16) e 7h de hoje (17), foram acumulados 75mm de chuva no porto de Santos. 

 

Agroclima PRO

 

Fique de olho no Agroclima e acompanhe se a tendência se confirma ou não.

 

Você também pode experimentar GRÁTIS POR 7 DIAS o Agroclima PRO. Com ele você tem acesso a histórico de dados de Clima e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo entre outras facilidades.