Clima frio beneficia morango na região gaúcha de Pelotas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No município de Turuçu, na região de Pelotas (RS), os morangueiros espanhóis implantados em substratos no mês de março estão com a produção em excelente qualidade, com aumento da oferta e alcançam bons preços.

 

De acordo com o Informativo Da Emater/RS-Ascar, as áreas cultivadas apresentam diminuição considerável do ataque de lagartas, tripes e ácaros, devido principalmente ao clima mais frio das últimas semanas.

 

Na região de Caxias do Sul (RS), a colheita de morango segue normal para a época. O volume colhido é pequeno e a lenta maturação dos frutos é condicionada pelas baixas temperaturas e pela reduzida luminosidade dos dias do outono-inverno.

 

As condições climáticas de elevada umidade do ar também afetaram o ritmo do desenvolvimento das plantas, a emissão de novas floradas e a manutenção da sanidade das flores e frutas quanto à ocorrência de podridões.

 

Já em Bom Princípio, na regional de Lajeado, a produção segue em baixa nessa fase inicial de desenvolvimento de novas áreas implantadas.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.