Umidade do solo elevada suspende plantio da canola

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área de trigo semeada na região de Frederico Westphalen (RS) avançou rápido e atinge 70% do estimado. A cultura está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo e apresenta boa germinação e consequentemente bom estande de plantas.

 

Canola

 

Na regional de Santa Rosa (RS), o plantio foi suspenso em função da elevada umidade do solo, dos dias nublados e com cerração. Da área plantada, 90% se encontra em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo e 10% em floração. As lavouras apresentam bom estande de plantas, e os produtores mantêm a expectativa de bons rendimentos para o grão.

 

Nas regiões gaúchas de Santa Maria e Soledade, o plantio da canola foi finalizado. As lavouras encontram-se em germinação e desenvolvimento vegetativo normal, com bom estande de plantas.

 

Aveia Branca

 

Na região de Ijuí (RS), os cultivos se encontram em final de semeadura e apresentam bom estabelecimento inicial. As primeiras lavouras semeadas estão em início de perfilhamento e recebem adubação nitrogenada em cobertura.

 

Em Tenente Portela (RS), é tradicional os produtores semearem a cultura em abril para colher em agosto, liberando as áreas para a cultura do milho. Assim, as lavouras cultivadas no município entram em estádio reprodutivo com excelente potencial produtivo, embora representem área pouco expressiva.

 

Previsão fim de semana

 

O último fim de semana do Outono será marcado por chuva forte na costa do Nordeste, principalmente entre a Bahia e Pernambuco e a chuva avança para o interior atingindo boa parte do sertão nordestino, principalmente os estados do leste do Nordeste. Essa chuva nesta época do ano, será benéfica para combater as queimadas. 

 

O bioma Caatinga registra maior aumento do número de queimadas em relação ao ano passado. O número de focos de fogo está 180% maior do que o observado no mesmo período do ano passado.

 

Com relação agricultura, a chuva beneficia a chamada terceira safra de milho na região do Sealba e a cana-de-açúcar, feijão, mandioca, pastagens e soja.

 

A chuva que atinge o sertão do Nordeste não alcança a região do Matopiba, e por isso, para as áreas produtoras a tendência é de tempo seco. O oeste da Bahia, segue com a colheita do algodão.

 

No período entre 25 de junho até o dia 01 de julho, a tendência é de chuva concentrada sobre a Região Sul e de forma mais forte entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba, o período é de tempo seco.

 

Agroclima PRO

 

Fique de olho no Agroclima e acompanhe tendência da previsão do tempo para sua Região. 

 

Você também pode experimentar GRÁTIS POR 7 DIAS o Agroclima PRO. Com ele você tem acesso a histórico de dados de Clima e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo entre outras facilidades.