Frente fria mantém a umidade do solo no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A recente passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil deixa muita umidade sobre a Região. O ar frio de origem polar que acompanha este sistema causa acentuada queda da temperatura. Por isso, a quarta-feira (11) segue fria e úmida sobre a Região Sul, mas o sol aparece um pouco no interior dos estados. 

 

O tempo fica chuvoso no leste do Paraná e de Santa Catarina, inclusive em Curitiba e em Florianópolis. A chuva é mais persistente e volumosa nas áreas litorâneas. Também chove na região de Ivaí, no Planalto Norte e no litoral sul de Santa Catarina, que devem receber os maiores volumes entre a quarta e a quinta-feira (12).

 

O sistema avança para o oceano e não consegue provocar precipitação significativa em áreas produtoras do norte do Paraná e também do Sudeste e Centro-Oeste do país. Algumas áreas do norte paranaense já estão com umidade do solo inferior aos 60%, começando apresentar condições de estresse hídrico à culturas de inverno.

 

Imagemsul11

 

Ar frio polar

 

Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar frio avança para o Sul do país, gerando declínio acentuado nas temperaturas, especialmente no Rio Grande do Sul. Entre hoje  (11) e a quinta-feira (12), há risco de geadas na metade sul gaúcha, além das áreas de serra. Essa onda de frio não será intensa. Até há expectativa de queda nas temperaturas entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas sem risco de geadas em áreas produtoras. Veja o mapa abaixo:

 

ImagemSul12

 

É melhor saber o que está por vir em sua propriedade para poder tomar medidas preventivas. Por isso é essencial monitorar os riscos e evitar perdas com o Agroclima Pro.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.