Produção de milho tem redução de 25% em Pernambuco

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção pernambucana total de milho está estimada em 141 mil toneladas para a safra 2020/2021, um valor 25,1% inferior ao visualizado no ciclo anterior. A área plantada equivale a 238,2 mil hectares, indicando produtividade média de 592 quilos por hectare. As informações são do 11° Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

A redução é consequência principalmente da condição climática oposta ao que ocorreu na safra anterior, quando o clima foi favorável desde o primeiro mês da janela de plantio, neste ano, com incidência de veranicos, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, principalmente em dezembro e fevereiro, no qual as culturas estariam no estágio de desenvolvimento vegetativo e/ou floração. 

 

Na safra 2020/2021, as chuvas que incidiram na mesorregião do sertão, além de terem retardado a semeadura em grande parte das áreas cultivadas, aconteceram de forma espaçada e com baixa intensidade durante todos os estágios de desenvolvimento da cultura. Atualmente a cultura se encontra no estágio final de colheita.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.