Chuvas de monções abaixo da média na Índia

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: iStock 

  

As monções estão relacionadas com a sazonalidade de ventos e o contraste entre as estações secas e chuvosas. São popularmente conhecidas por levarem chuva torrencial para áreas tropicais e subtropicais do continente asiático. 

 

Mudanças climáticas e o impacto no Agronegócio

 

A época de monções na Índia acontecem entre os meses de junho a setembro, mas pode variar conforme a região do país. Geralmente, a parte ocidental do continente recebe as primeiras chuvas. Algumas semanas depois, a chuva atinge o norte e porções mais orientais.

 

No último mês, as chuvas de monções foram bastante irregular.  Segundo as informações do Departamento de Meteorologia da Índia (de sigla inglesa IMD), algumas áreas, receberam menos chuva do que o normal enquanto outras, receberam mais chuva do que o de costume.

 

 

Déficit pluviométrico

 

As áreas do sudoeste e central do país, em amarelo na figura abaixo, receberam cerca de 60% a 92% de chuva abaixo da média climatológica em agosto, segundo o IMD. Na região de Gujarate, a climatologia é de 151mm e choveu apenas 14 mm. Analisando as áreas no noroeste do país, o déficit pluviométrico varia de 20 a 59%; no Rajastão Oeste, redução de 35%. Em contrapartida, o Rajastão Leste teve o dobro de chuva para o período, acumulou 203mm, quando o normal é que chova 102mm.

Na imagem abaixo, as áreas em amarelo representam déficit de chuva entre -99% e -60%; em vermelho, valores entre -59% e -20%; em verde valores dentro do normal; em azul claro, excesso de chuva entre 20% e 59% e em azul escuro, excesso de chuva com valores 60% ou mais. 

 

india.

Imagem: Acumulado de chuva entre os dias 01 e 13 de agosto (Fonte: IMD).

 

Uma das principais preocupações pela falta de chuva de monções está diretamente relacionada à produção e atividades agrícolas. A Índia é o maior produtor e exportador mundial de arroz e, também, um importante produtor de algodão e soja. 

 

Previsão para o final de agosto

 

Entre os dias 18 e 22 de agosto, os modelos meteorológicos reagem ao retorno da chuva nas regiões centrais, leste e norte do país, com acumulados entre 50 e 70mm. Na última semana de agosto, boas notícias: chuvas mais frequentes, mais espalhadas e com maiores acumulados na maior parte do país.  A previsão da última semana do mês é de acumulados entre 60 e 90mm. A exceção são o Rajastão Oeste e Punjab, onde o acumulado de chuva deve ficar abaixo dos 20mm. 

 

 

 

Leia também: IPCC AR6 WGI: perguntas e respostas