Frio e a baixa umidade têm favorecido as lavouras de trigo no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Grazi Camargo – São Sepé – RS 

 

O frio e a baixa umidade têm favorecido a sanidade das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. O frio intenso, principalmente no final do mês de julho, com temperaturas negativas e abaixo da média histórica em grande parte do Rio Grande do Sul, retardou o desenvolvimento das plantas, evitando maiores danos por geadas na cultura do trigo, que ainda estava na fase de desenvolvimento vegetativo em 90% das lavouras gaúchas.

 

Outro motivo de queixa do produtor gaúcho é a falta de chuva nos meses de inverno. Porém, esse evento foi amenizado com as precipitações no final do mês de agosto, com médias superando os 50 mm nas principais regiões tritícolas do Estado.

 

trigo_Andressa_SCHAFER.

Foto: Plantação de trigo – Amanda Schaffer – Três Arrois – RS

 

 

“As chuvas recentes permitiram realizar as operações de adubação em cobertura nas lavouras e o resultado é visível no campo, com plantas mais fortes que já estão apresentando uma cor verde intensa nas folhas, bom perfilhamento e alto potencial produtivo”, conta Adriano Boeira, da equipe de sementes da Embrapa Trigo.

 

Ele destaca que, apesar da estiagem que afetou o trigo na safra passada, a qualidade das sementes não ficou comprometida:

 

“Os lotes de sementes, com boa capacidade de germinação e excelente sanidade, garantiram a uniformidade das lavouras implantadas neste ano”.

 

Mesmo com PMS (Peso de Mil Sementes) menor, a qualidade das sementes permitiu fazer economia, ajustando a densidade da lavoura em plantas por metro linear ao invés de quilos por hectare.

 

“Quem seguiu as recomendações da pesquisa, adquirindo sementes de qualidade e fazendo o tratamento dos lotes, associado ao manejo rentável com menor volume de sementes e uso racional de defensivos, certamente terá mais um ano de lucro com o trigo. Agora é torcer pelo clima favorável”, conclui Boeira.

 

A avaliação positiva na produção de sementes considerou as áreas de multiplicação de sementes da Embrapa Trigo no norte do RS, em Passo Fundo, Coxilha, Pejuçara, Panambi, Cruz Alta, Carazinho e Almirante Tamandaré do Sul, com visitas na primeira quinzena de agosto.

 

Os impactos da falta de chuva em trigo na região noroeste do RS são maiores. A equipe de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo visitou produtores e experimentos de trigo de 23 a 27 de agosto, nos municípios de Santo Ângelo, Giruá, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Rolador e Roque Gonzales. Segundo o engenheiro agrônomo Marcelo Klein, o longo período sem chuvas na região impossibilitou a adubação de cobertura ou prejudicou a absorção dos fertilizantes.

 

“Vimos espigas já formadas, com 4 a 5 espiguetas, quando o normal seriam 9 a 10. Um dano que dificilmente poderá ser revertido daqui pra frente, mesmo com a volta das chuvas”, informa Klein.

 

“O que pode acontecer é a planta compensar o menor número de grãos com um maior enchimento dos grãos ou mesmo resultando num trigo de melhor qualidade”, avalia Klein, reforçando que, apesar das perdas pontuais, está se desenhando uma excelente safra de trigo no RS. “Nós nunca chegamos à fase reprodutiva do trigo com uma condição de sanidade tão boa na lavoura”, conclui.

 

Pragas e Doenças

 

O tempo seco e o frio ajudaram na sanidade das lavouras, com a ausência de pragas e doenças no trigo. Muitas lavouras seguem sem nenhuma aplicação de fungicida ou inseticida, apenas com os defensivos utilizados no tratamento de sementes.

 

Contudo, nos últimos dias, a Embrapa Trigo tem recebido registros de folhas com sintomas de ferrugem linear do trigo em lavouras do PR, SC e RS. Apesar de, até hoje, não ter sido registrada nenhuma epidemia da doença no Brasil, a pesquisa já tinha alertado para o aumento da ocorrência da ferrugem linear do trigo em 2020 (veja nota técnica).

 

Para a fitopatologista da Embrapa Trigo, Cheila Sbalcheiro, neste ano a doença pode ter sido favorecida pelas baixas temperaturas e o orvalho que se formou durante a noite e persistiu por várias horas do dia. O vento ajudou a disseminar os esporos do fungo com longo alcance, chegando a novas lavouras.

 

“O momento é de atenção no acompanhamento da lavoura, observando os primeiros sinais de doenças fúngicas”, orienta Cheila, lembrando que a assistência técnica está preparada para fazer o diagnóstico e indicar o melhor controle.

 

 

Tendência para o fim de semana no estado gaúcho

 

Veja como está o desenvolvimento vegetativo do trigo na produção de sementes da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS.

 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.