La Niña de novo?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Imagem capa: resfriamento do Pacífico mostrando o retorno do fenômeno La Niña

 

De acordo com a Climatempo, a próxima safra de Verão 21/22 deverá ser marcada pelo fenômeno La Niña. O fenômeno será de fraca intensidade. O mês de setembro será um mês marcado pela regularização das chuvas devendo se consolidar em Outubro.

 

Alerta para o mês de Janeiro 2022, quando a tendência do clima aponta para um tempo mais seco na fase de floração da soja. Produtor deve estar atento! Veja os detalhes abaixo:

 

 

Umidade alta

 

O prognóstico ainda revela que no centro-norte do país pode passar por um período com maior umidade e a expectativa é que o tempo fique mais seco na Região Sul.

 

De acordo com Celso Oliveira, agrometeorologista da Climatempo, a avaliação é que estamos caminhando para um evento de La Niña de fraca intensidade. Veja o mapa de anomalia de chuva para Setembro.

 

anomaliaset

 

 

Regularidade das chuvas

 

Em Outubro e Novembro, as chuvas tendem a ser mais regulares. Novembro deve ser extremamente chuvoso em várias regiões, inclusive em Mato Grosso, no sudoeste goiano e triângulo mineiro.

 

anomaliaout

mapa de anomalia de chuva mensal de outubro

 

anomalianov

mapa de anomalia de chuva mensal de novembro

 

A tendência é de um dezembro um pouco seco e janeiro de 2022 mais seco que o mês anterior. 

 

“Uma cultivar de soja de 60/70 dias, estará entrando em fase de floração e o período vai coincidir com o tempo seco de janeiro e isso é motivo de preocupação”, comenta João Castro agrometeorolgista.

 

 

Mato Grosso

 

Setembro tem uma chuva aqui e ali mais pontual e lentamente vai tomando ritmo nas áreas produtoras de Mato Grosso. Vai ter precipitação em Outubro e Novembro, com expectativa de muita chuva.

 

Para Dezembro, a precipitação fica abaixo da média na metade leste de Mato Grosso, do Vale do Araguaia até Mato Grosso do Sul. ” São regiões de bolsões mais secos e com chuva abaixo da média. O mesmo padrão se desenha para janeiro com chuva regularizando em fevereiro”, diz Castro.

 

Goiás

 

Em Goiás, de acordo com a portaria de nº 389 do DOU de 1º de Setembro de 2021 o vazio sanitário da soja em Goiás poderá ser antecipado e o plantio realizado à partir de 25 de setembro de 2021. A decisão é estratégica já que para Goiás as previsões acima indicam um verão mais seco, especialmente no Distrito Federal e norte de Goiás. “A dica é realizar o plantio mais cedo e cultivar super precoce neste ano safra”, completa o agrometeorologista João Castro. 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.