Chuva colabora para o desenvolvimento do trigo e aveia no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Istock

 

De acordo com o último Informativo Conjuntural produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr),  as chuvas dos últimos dias com intensidades variadas no Rio Grande do Sul, contribuíram para a recuperação da umidade dos solos e foram importantes também para o desenvolvimento do trigo.

 

Em algumas localidades onde foram de forte intensidade e acompanhadas de granizo, causaram danos às lavouras. Do total da área cultivada, 29% está em enchimento de grãos, 39% em floração e 32% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

Canola

 

Na região de Ijuí, as lavouras se encontram na fase de enchimento de grãos, apresentando potencial produtivo regular, com estado fitossanitário satisfatório. As estimativas de produtividade média apontam para pequena diminuição, em virtude da grande variabilidade entre as lavouras. Nas regionais de Frederico Westphalen, Santa Maria e Soledade as lavouras têm se mantido com adequado estado sanitário, ótimo desenvolvimento e potencial produtivo dentro do esperado. Na de Frederico Westphalen, predominam as fases de enchimento de grãos e maturação. Já nas de Santa Maria e Soledade, a fase predominante é a floração.

 

Aveia Branca

 

Na região da Emater/RS-Ascar de Bagé, as lavouras apresentam boa evolução após as chuvas, associadas à sequência de dias ensolarados e de temperaturas em elevação que têm contribuído para o adequado desenvolvimento vegetativo. Entre a segunda e a quarta feira, produtores com lavouras na fase vegetativa realizaram aplicações de herbicidas. Nas mais adiantadas – em fase de floração e de enchimento dos grãos – receberam pulverização com mix de produtos para controle de manchas foliares, ferrugem e de pulgões.

 

Cevada

 

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Erechim, Ijuí, Soledade e Frederico Westphalen, os cultivos têm se mantido com bom desenvolvimento. Em geral, as lavouras seguem com adequado estado fitossanitário e os produtores têm realizado controles pontuais devido à presença de pulgões e percevejos.

 

Trigo no Cerrado

 

O trigo no Cerrado vem obtendo um bom desenvolvimento. De acordo com a Embrapa, a região produtora deve ter quase duas vezes mais produtividade nas plantações de trigo do que a média nacional. A colheita está estimada em 500 mil toneladas, com uma área plantada de 200 mil hectares e o clima dos últimos dias está colaborando com os trabalhos no campo. 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!