Produção de café paulista pode passar de 4 milhões/sacas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Este ano a produção de café em São Paulo chegou a pouco mais de 4 milhões de sacas, sendo exclusivamente do tipo arábica. Comparada à safra anterior, esta teve uma redução de 35,1%. A produtividade média em São Paulo para esta safra ficou em 20,2 sacos por hectare, e o café está praticamente todo colhido. Os dados foram divulgados nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante o 3º Levantamento da Safra de Café 2021.
 
Assim como nos demais estados produtores, o cultivo do café em São Paulo foi afetado, principalmente, pela bienalidade negativa e pelo clima, marcado pela ausência de chuvas durante todo ciclo produtivo. As principais regiões produtoras no estado são Franca, São João da Boa Vista, Garça, Marília e Tupã. Com relação à área em produção, esta é da ordem de 198 mil hectares, contemplados basicamente nos municípios citados.
 
Vale lembrar ainda que os efeitos das geadas, ocorridas nos meses de junho e agosto passados, deverão ser sentidos mais na safra de café de 2022, uma vez que o café estava na fase final de colheita quando esse evento climático adverso se manifestou, tendo ocorrido em regiões pontuais.

 

Clique aqui para conferir todos os dados e informações deste 3º levantamento

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!