Foto: Antônio Sergio -Revista Cafeicultura – Temporal e granizo destruíram lavouras de café no Alto Paranaíba
Parecia neve! A forte chuva de granizo que caiu na tarde do último sábado (25) entre os municípios de São Gotardo, Campos Altos e Santa Rosa da Serra, em Minas Gerais destruiu lavouras de café da região.
Vídeos feitos por motoristas que trafegavam pela BR 354 mostram a intensidade do temporal. A chuva veio acompanhada de muito granizo. Um dos locais mais impressionantes foi na BR-354, próximo ao limite de três municípios: Campos Altos, Santa Rosa da Serra e São Gotardo.
Vídeo do granizo em São Gotardo (MG) – Revista Cafeicultura
Na rodovia, o gelo cobriu o asfalto de branco e foi possível ver a intensidade do fenômeno. Segundo os moradores, o maior volume de gelo caiu entre as cidades de Campos Altos e São Gotardo e a camada de gelo tinha mais de 4 centímetros, em alguns pontos.
Vídeo do granizo em Campos Altos (MG) – Revista Cafeicultura
A lavoura de café que já tinha sido atingida pela seca sofreu agora a com chuva de pedras de granizo. Veja as imagens dos campos de Santa Rosa da Serra.
Vídeo do granizo em Santa Rosa da Serra (MG) – Revista Cafeicultura
Qual foi o motivo para ocorrência do fenômeno?
De acordo com a meteorologista Doris Palma, o principal ingrediente para a formação das nuvens carregadas estão associadas as temperaturas elevadas combinadas a umidade que vinha da Amazônia.
imagem de radar REDEMET do dia 25/09 com indicativo de chuva forte na região
“No sábado (25), um sistema meteorológico chamado de cavado atuava entre São Paulo e Minas Gerais e potencializou ainda mais o desenvolvimento dessas nuvens pesadas. Uma nuvem bem desenvolvida adquire um topo mais frio, e por isso as pedras de gelo se formam e conseguem cair até o solo”, explica a meteorologista.
Nesta segunda-feira (27), durante uma ronda nos campos é possível observar o tamanho do estrago na cafeicultura.
Foto: Antônio Sergio -Revista Cafeicultura – Temporal e granizo destruíram lavouras de café no Alto Paranaíba
Ainda não há um levantamento em números sobre a perda do café.
Veja também: Cultivo do gergelim no Brasil cresce 230% em um ano
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!