Aumentou o ataque de mosca das frutas no pêssego

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Ijuí, no Rio Grande do Sul, os agricultores intensificaram a semeadura e o transplantio das culturas do melão e melancia. Nas lavouras já implantadas, aumentou o ataque de diabrótica. As videiras apresentam ramos bem desenvolvidos e estão em início de floração.

 

Aumentou o ataque de mosca-das-frutas no pêssego. Em Santo Augusto, técnicos da Emater/RS-Ascar constataram aumento da incidência de podridão parda. A cultura do morangueiro está em plena produção, com frutos de bom calibre e sabor adocicado. Em Santa Rosa (RS), a boa umidade do solo e as temperaturas de primavera contribuem para uma boa brotação das frutíferas em geral, à floração e a futura frutificação.

 

Atenção para geada tardia

 

A primeira semana de outubro começa gelada na Região Sul do Brasil, com possibilidade de geada em pontos isolados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A temperatura despenca.

 

Entre segunda (04) e terça-feira (05), o ar frio que sopra de sul combinado ao céu claro no período da madrugada e manhã despencam as temperaturas, e há previsão de geada em áreas da Campanha e Serra Gaúcha e Serra Catarinense, com termômetros que variam entre 0-4°C. Os produtores de frutas como maças, pêssegos e uvas devem ficar atentos. 

 

Estão finalizados os trabalhos de poda e tratamento de inverno com caldas nos campos gaúchos de Ijuí e região. Seguem em andamento os tratamentos fitossanitários nos ramos e folhas novas para controle de doenças fúngicas como antracnose, míldio e manchas foliares. De forma geral, os citros emitem novos ramos e uma boa florada.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!