Produção de amendoim estimada em 589 mil/t para safra 2021/22

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A safra 2021/22 de amendoim em São Paulo está estimada em 589,2 mil toneladas. Os dados são do 1° Levantamento da Safra de Grãos para o período, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa um aumento de 4,9% em relação à temporada anterior. 

 

A estimativa de área plantada também apresenta crescimento, fechando o ciclo em 159,8 mil hectares (+4,2%). O cultivo ocorre em dois períodos distintos, com a primeira safra semeada entre outubro e dezembro e a segunda safra com o plantio previsto entre janeiro e março. A produtividade se mantém quase estável quando comparada à safra anterior, com estimativa de 3.687 kg/ha.
 
Em São Paulo, maior produtor nacional, o amendoim é bastante tolerante às pragas, contribuindo para diminuir a quantidade de infestações. Os principais pólos de cultivo são as regiões da Alta Mogiana (Ribeirão Preto, Dumont, Jaboticabal e Sertãozinho) e Alta Paulista (Tupã e Marília).
 
O cultivo é conduzido principalmente em rotação com cana-de-açúcar e pastagens, reduzindo a incidência de plantas daninhas e melhorando a qualidade dos nutrientes no solo. Desta forma, a rotação das culturas também contribui para amenizar os custos de implantação dos canaviais.

 

Veja o boletim completo aqui

 

Leia também: Produção de mamão exige horas de sol e boa quantidade de chuva

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!