Plantio da soja avança em Mato Grosso

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A semana começa com muitos destaques do clima nas áreas produtoras do Brasil. No Sul do país, a temperatura está baixa e a segunda-feira amanheceu gelada, com temperaturas abaixo de 10ºC, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  

 

Na quarta-feira (20), não dá para descartar a possibilidade de eventuais geadas em soja e milho na região de Caçador-SC. Em General Carneiro (PR), a estimativa de temperatura é de 2°C. Além disso, espera-se um maior período de tempo seco nos três estados do Sul, embora não seja suficiente para uma rápida retomada das atividades de campo.

 

umidadedosoloclima

 

Chuva

 

Nesta semana, a chuva avança para o Matopiba, porém retorna para o centro e sul do Brasil na semana que vem. O plantio deverá acelerar no Norte e Nordeste do país, mas a regularização total da precipitação deverá acontecer apenas a partir de novembro no Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

 

Plantio 

 

O plantio da soja está acelerado em Mato Grosso com quase metade das áreas semeadas. No ano passado, eram apenas 6% das áreas. Isso aumenta a chance de instalação da segunda safra dentro da janela ideal e maior produtividade em relação à última safra.

 

Por outro lado, o plantio da soja e a colheita do trigo estão em ritmo lento no Rio Grande do Sul por conta do excesso de chuva e solo encharcado. A umidade do solo está elevada e favorável ao desenvolvimento agrícola do café e da cana de açúcar no centro e sul do Brasil. Acompanhe o resumo das condições de plantio e colheita no país, de acordo com informações das principais instituições:

 

Mato Grosso

 

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), 45,06% da soja semeada no Mato Grosso, até 15/10, registrou aumento de 24,75 ponto percentuais. No ano passado, na mesma época, eram apenas 6% de áreas instaladas.

 

Paraná

 

De acordo com o último boletim do dia 07/10, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), 16% de soja já está instalada no Paraná. No ano passado, neste esmo período, eram 8%. No caso do milho, 75% das áreas primeira safra já foram realizadas no estado.

 

São Paulo

 

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita do trigo chega a 65% das áreas. O plantio das áreas de soja, 20% e o plantio de milho já foi realizado em 30% das áreas. Os dados são do último boletim divulgado no dia 09/10. 

 

Mato Grosso do Sul

 

Ainda de acordo com a Conab, neste mesmo boletim, 19,8% das áreas de soja foram instaladas em Mato Grosso do Sul. Na Bahia, 2%.

 

Santa Catarina

 

O estado catarinense avança com os trabalhos e totaliza 14,4% das áreas de soja implantadas e 76% das áreas de milho instaladas. Ainda de acordo com o boletim do dia 09/10, o arroz já alcança 76,9% das áreas instaladas pelos produtores.

 

Já, a Emater  do Rio Grande do Sul informa que apenas 5% do trigo foi colhido até 10 de Outubro. O excesso de chuva atrapalha a atividade. Por outro lado, o plantio do milho alcança 65% das áreas, segundo o órgão. 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!