Calor no RS: produtor pode retomar as atividades no campo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O plantio e a colheita seguem a todo vapor nas áreas produtoras brasileiras. No Paraná, 88% do milho e 38% da soja já foram instalados. Até, o dia 18/10, praticamente, 74% do trigo havia sido colhido, segundo dados do Deral. 

 

Em São Paulo, 75% das áreas de trigo já foram colhidas, de acordo com o último boletim da Conab do dia 16 de outubro e o plantio de soja alcança 30% das áreas e de milho 55% das áreas.

 

Ainda de acordo com o levantamento da Conab, Mato Grosso do Sul, alcançou 31,3% das áreas de soja instaladas. Na Bahia, 3%, Maranhão, 1%, Goiás, 30%, Tocantins, 8%, 

Santa Catarina, 22,9%. 

 

Dados da Emater, do dia 21 de Outubro, no Rio Grande do Sul, apenas 9% do trigo foi colhido e 70% do plantio do milho já foi realizado. O excesso de chuva atrapalha a atividade e o plantio de soja está praticamente parado.  

 

Previsão para as áreas agrícolas

 

Apesar de um início de semana com nuvens carregadas sobre o centro e norte do país, as maiores precipitações previstas até o próximo dia 31 de Outubro acontecem entre São Paulo e Minas Gerais, áreas de café da Mogiana e sul de Minas Gerais. 

 

mapamm

 

aguasolo

 

Apesar de um início de semana frio, o calor retornará para boa parte do Rio Grande do Sul, a partir da quarta-feira (27), acelerando as atividades de campo bastante prejudicadas pela chuva frequente das últimas semanas. Uma boa notícia é a previsão de diminuição da umidade do solo no Sul.

 

A próxima chuva abrangente do Rio Grande do Sul acontecerá somente na terça-feira que vem, 02 de novembro. Ainda há previsão de temporais com rajadas de vento e granizo.

 

Potencial para vendaval 

 

Há potencial para vendaval no noroeste de Minas Gerais na terça-feira (26) e uma área entre o sul de Goiás e o norte do Rio Grande do Sul na quarta-feira (27).

 

Possibilidade de geada

 

Ainda há previsão de geadas em frutíferas das serras gaúcha e catarinense na terça-feira (26).

 

Na semana que vem, entre os dias 01 e 07 de novembro, a tendência é de precipitação intensa acontece no Nordeste e parte do Sudeste com acumulados elevados sobre Minas Gerais, Bahia, Piauí e Tocantins. “Bom para grãos do Matopiba, mas ruim para frutas irrigadas do vale do São Francisco entre Bahia e Pernambuco”, opina o meteorologista Celso Oliveira. 

 

aguasolotendencia

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!