Produtividade do trigo é destaque na reta final de colheita

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Mara Motter – Três Arroios -RS

 

Na reta final da safra de trigo, em Catuípe (RS), a produtividade média das lavouras, que é de 45 sacas por hectare, tem animado os produtores, que já colheram 95% dos 12 mil hectares implantados. Para surpresa, a planta deu sinais de recuperação, após ter sofrido com a estiagem, no período de junho até metade de agosto.

 

Em Três Arroios (RS), a produtora rural Mara Motter também está animada com a colheita do cereal. O tempo firme tem contribuído para os trabalhos no campo.   

 

Tendência do clima 

 

Poucas instabilidades crescem sobre a Região Sul, neste fim de semana. O tempo firme favorece também a elevação das temperaturas, o que ajuda nas atividades no campo. No Paraná, até pode ocorrer alguma chuva isolada, mas que no geral, não deve alcançar nem mesmo 5 milímetros em cinco dias. Com isso, as temperaturas sobem e a umidade relativa do ar fica baixa, especialmente durante as tardes.

 

Entre os dias 20 e 24/11, há expectativa de chuva entre o norte gaúcho e o Sudeste do país, com acumulados que podem passar dos 50 milímetros em algumas áreas do Paraná./

 

Tecnologia nos campos 

 

A situação é ainda melhor para os produtores que costumam aplicar boa tecnologia e fazem rotação de culturas. Estes colhem cerca de 60 sacas por hectare. Nem mesmo a giberela (doença causada por fungo), que se manifestou em setembro devido às chuvas, foi capaz de afetar o resultado final, já que o clima voltou a ficar seco durante o período de colheita, quando as máquinas estão na lavoura.

 

“Está sendo um ano bastante motivador para os agricultores. O valor do trigo chegou a R$ 85 reais a saca de 60 kg, que é uma boa rentabilidade para os produtores, possibilitando talvez um incremento de plantio para a próxima safra”, projeta Dalla Corte, extensionista da Emater/RS-Ascar.

 

 

Projeção para a próxima safra de trigo

 

Mal acabaram de colher o trigo, os produtores de Catuípe começam a projetar a safra do ano que vem, que se desenha bem diferente da atual. Preocupa o aumento no preço dos insumos, principalmente dos adubos. 

 

Nesta safra, ao contrário, o custo para implantar a lavoura de trigo não prejudicou tanto o bolso dos agricultores. Isso, aliado à boa rentabilidade da saca de trigo, teria motivado os produtores a ampliar a área. Do ano passado para este, a área de trigo mais que dobrou em Catuípe, passando de cinco mil hectares para 12 mil hectares. O desempenho das lavouras também melhorou do ano passado para cá, 23 sacas/ha contra 45 sacas/ha, na média do município, pondera Dalla Corte.

 

Leia também: Colheita do pêssego avança na capital gaúcha

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!