Na Região Sul, a entrada do ar polar, provocou queda de temperatura em muitas localidades produtoras. Esse frio fora de época, é favorável para as frutas muito comercializadas no final do ano, como o pêssego, que aproveita a temperatura mais baixa para aumentar a concentração de açúcar.
A próxima semana começa com tempo seco e altas temperaturas em toda a Região Sul.
Vamos dar um giro no campo:
De acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), no estado 95% de soja já foi instalada. O plantio milho 1ªsafra, foi finalizado e 97% do trigo colhido.
Em Santa Catarina, os trabalhos de plantio de milho e arroz estão quase concluídos, com 94% e 98% instalados, respectivamente, segundo o boletim da Conab do dia 13 de novembro. A colheita do trigo atinge 70% e o plantio da soja segue com 59% das áreas de soja instaladas.
Foto: Daiana Albino – soja em fase de floração – Los Cedrales, distrito do Paraguai localizado no departamento do Alto Paraná
Trigo
Este último boletim da Conab, mostra que São Paulo completou a colheita de 100% das áreas de trigo, inclusive a Câmara Setorial do trigo promove no próximo dia 24/11, de forma online uma reunião para debater o cenário de baixa produtividade do grão trazendo os relatos das principais cooperativas do estado, os números finais da safra 2021 do grão no estado.
Seguindo o boletim do dia 13/11, da Conab, o plantio da soja chega a 80% das áreas e do milho, 97%.
Mato Grosso do Sul e Goiás
Ao todo, 94% das áreas de soja foram instaladas até 13 de novembro, no Mato Grosso do Sul, segundo a Conab.
Neste mesmo boletim, Goiás alcança 84% das áreas de soja instaladas. O milho com 80% das áreas e o arroz com aproximadamente 35% das áreas instaladas.
Nordeste
Até o dia 13 de novembro, os trabalhos no campo seguem:
Bahia com 70% das áreas de soja e 31% das áreas milho instaladas. Maranhão avança com o trabalhos e 45% das áreas de soja estão instaladas contra 7% das áreas de milho. No Piauí: 30% das áreas de soja foram instaladas, segundo o último informativo do dia 13/11, segundo a Conab.
Os produtores de soja do Tocantins já realizaram o plantio de 80% das áreas de soja. Em Minas Gerais, o número é um pouco maior: 85% das áreas de soja e 70% do milho foram instaladas.
Baixa umidade do solo deixa a semeadura mais lenta no RS
Clima favorece a colheita do trigo
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!