Chuva intensa nas áreas produtoras de cacau, café e mamão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A formação de um sistema meteorológico chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) causa chuva muito intensa entre o norte do Espírito Santo, sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais até a quinta-feira (09/12) com acumulados acima dos 200mm em alguns municípios produtores de café, mamão, cacau, além de pecuária.

 

A chuva forte paralisa os tratos culturais, aumenta a chance de erosão, mas aumenta o nível dos reservatórios para irrigação. Além dos três Estados, a chuva forte também alcançará o norte de Goiás e de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia, paralisando as atividades de campo e aumentando a chance de desenvolvimento de doenças.

 

Estiagem

Por outro lado, o tempo permanecerá seco e com grande amplitude térmica justamente na área que mais precisa de chuva. As perdas aumentam nas áreas já afetadas pela estiagem e começam a aparecer em áreas que até então tinha umidade do solo elevada.

 

Na semana que vem, entre os dias 13 e 19 de dezembro, a chuva mais intensa ficará concentrada sobre o Centro-Oeste com acumulado de até 100mm sobre o norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e oeste e sul de Mato Grosso. Também há previsão de chuva com valores de pelo menos 50mm sobre Minas Gerais, sul do Espírito Santo, norte de São Paulo, oeste do Maranhão e boa parte da Região Norte.

Uma novidade será o retorno da chuva para a Região Sul. Não será uma maravilha, mas a precipitação prevista desde o dia 12 até o dia 15 de dezembro deverá gerar acumulado de pouco mais de 20mm e um pequeno alívio no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o acumulado ficará abaixo dos 20mm.

 

Tendência de chuva para o final de dezembro

Na semana seguinte, entre 20 e 26 de dezembro, a chuva enfraquecerá sobre a Região Sul e será mais intensa sobre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
E entre os dias 27 de dezembro e 02 de janeiro, a precipitação mais intensa acontecerá sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas. Teoricamente, a Região Sul também receberá sua melhor precipitação das próximas quatro semanas. O problema é que ela virá tarde demais para áreas que já estão em floração e enchimento de grãos.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!