Colheita da maça avança no noroeste gaúcho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Katia Fenner – plantação de maça em São Joaquim- SC 

 

As condições climáticas adversas com temperaturas elevadas e ausência de precipitações exigiram maior fornecimento de água aos cultivos de olerícolas, na região de Bagé, segundo a Emater-RS.

 

A região mais afetada é a Fronteira Oeste, onde mesmo com irrigação, já há falta de oferta de folhosas na feira municipal de São Borja. Horticultores relatam a dificuldade de produção e a demanda por estruturas que proporcionam sombreamento, que minimizam os efeitos do calor e da insolação. Em Itacurubi, a dificuldade de produção se associa à necessidade de economia de água, já que a maior parte dos horticultores é abastecida pela rede de água municipal.

 

Clima seco afeta milho e soja no RS e PR

 

Frutas

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, áreas de maçã a noroeste do Rio Grande do Sul  estão em plena colheita, com excelente carga de frutos, boa sanidade e desenvolvimento. Pêssego e ameixa, em plena frutificação e colheita das variedades precoces, com frutos de boa qualidade, boa produtividade e boas vendas.

 

Katia_Fenner_maça_São JoaquimSC

Foto: Katia Fenner – plantação de maça em São Joaquim- SC 

 

 

Citros

 

Os citros estão em fase de frutificação, sendo necessária boa umidade no solo para os frutos se desenvolverem.A falta de chuvas preocupa produtores e também a alta evapotranspiração em virtude da baixa umidade do ar e das altas temperaturas. Nessa fase ocorre o controle de cochonilhas, ácaros, pulgões, larva minadora e o manejo em prevenção à pinta preta é realizado.

 

Melão e melancia

 

A colheita de melão e melancia foi iniciada. A comercialização ocorre na propriedade e em quiosques improvisados na beira de rodovias da região. Foram registradas perdas na produção de melancia em decorrência das altas temperaturas, com má formação de frutos, maturação irregular e morte de plantas. Tal circunstância irá reduzir a produção de algumas propriedades, ainda não passível de quantificação.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!