O estoque inicial de feijão para o ano safra 2021/22, é considerado baixo para o abastecimento do mercado até o final deste ano. Assim, o mercado depende da produção de São Paulo, único estado que concentra a sua colheita (primeira safra), entre novembro e dezembro.
A análise é do 3° Levantamento da Safra 2021/2022 de Grãos, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A produção paulista está estimada em 110,2 mil toneladas, praticamente o mesmo volume registrado na safra anterior. Cabe ressaltar que a maior parte do feijão cultivado em São Paulo é obtido por meio de irrigação, reduzindo a suscetibilidade ao regime de chuvas. Atualmente, a condição climática é considerada boa para a cultura.
Semana do Natal será de temporais em SP
Verão 2022 – previsão para todas as Regiões do Brasil
A produção total de grãos em São Paulo deve ficar em cerca de 10,25 milhões de toneladas (aumento de 18,3% em relação à safra anterior), com área cultivada de 2,49 milhões de hectares (aumento de 3,9% em relação à safra anterior).
Leia o boletim completo aqui
Primavera em São Paulo teve chuva abaixo a média
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!