Plantio de algodão safra 2022 está na reta final

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O plantio da safra de algodão 2021/2022, no Brasil, chegou, no início de fevereiro de 2022, a 88% da área estimada. A semeadura se deu em ritmo acelerado e o desenvolvimento inicial das lavouras é bom.

 

Um ponto que merece atenção é o Brasil ter exportado 1,03 milhão de toneladas, no acumulado de agosto de 2021 a janeiro de 2022 (algodão colhido em 2021 no Brasil). O volume embarcado é 30,7% inferior ao realizado no mesmo período da safra 19/20.

 

Plantio safra 2022

 

Até o dia 03 de fevereiro de 2022, 88% da área projetada já havia sido semeada no Brasil. Os trabalhos de campo concentram-se agora majoritariamente nas áreas de segunda safra (pós soja).

 

Detalhamento estadual até 03 de fevereiro de 2022 mostra: Bahia 90%; Goiás 88%; Maranhão 97%; Minas Gerais 95%; Mato Grosso 86%; São Paulo 90%. Os estados de Mato Grosso do Sul, Piauí e Paraná chegaram a 100% da área plantada.

 

Foto: Abrapa

 

De acordo com o segundo levantamento de safra 21/22 da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA), juntamente com as associações estaduais, e realizado durante o início de dezembro de 2021, a área plantada brasileira de algodão deverá alcançar 1,547 milhão de hectares na safra 21/22, um aumento de 13,5% com relação à safra 20/21. Os dados foram divulgados na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentom(CSAD/MAPA). Apesar da recuperação, a área plantada deverá ser inferior ao semeado pré-pandemia na safra 19/20.

 

Tendência do clima 

 

Para o segundo decêndio de fevereiro a tendência é de chuva persistente em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, dificultando os trabalhos no campo, principalmente a colheita da soja e o plantio do safrinha. No Matopiba, aos poucos a chuva ganha força e episódios de invernada poderão ser observados.

 

No Sul do Brasil, o tempo seco atua sobre a maior parte da Região com temperaturas máximas cada vez mais elevadas. Na última semana de fevereiro, a tendência é da chuva se espalhar pelo Brasil e volta chover sobre o centro-sul do país, principalmente no período da tarde e  isso deve permitir a retomada dos trabalhos em campo, por exemplo, em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e um alívio para os produtores do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina, há previsão de um pouco de chuva neste segundo decêndio de fevereiro.

 

No Rio Grande do Sul, principalmente a região de fronteira com o Uruguai terá pouca chuva neste período e a chuva não será suficiente para repor a umidade do solo. 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!