Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Colheita da maçã avança na cidade gaúcha de Vacaria

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Uma das maiores produtoras e comercializadoras de maçã no Brasil, está otimista com a expectativa para safra de maça 2022. 

 

Os trabalhadores estão no campo em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, onde estão localizados os pomares. A RASIP, uma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país (os primeiros pomares foram plantados na década de 70) é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Em 2021 foi reconhecida pelo terceiro ano seguido no Prêmio Exportação RS, tem expectativa de comercializar  um volume de 60 mil toneladas de maçã nesta safra. 

 

Nos campos, estão as variedades Gala e Fuji, sendo que a colheita da Gala teve início na última semana de janeiro e deve se estender até segunda semana de março. Já a Fuji começará a ser colhida no início de abril. 

 

"A empresa deverá ter uma produção muito próxima do ano anterior, com crescimento em volume na variedade Gala e leve diminuição na variedade Fuji. A seca e o granizo foram os fatores que contribuíram para uma menor produção, mas esse é um panorama geral da produção na região”, afirma Sergio Martins Barbosa, CEO.

 

maça_Raris_valendo

Foto: Raris

 

Clima

 

Segundo ele, a expectativa agora é que o Clima contribua nesta etapa.

 

"No período da colheita, o ideal é tempo seco, com temperatura amena à noite e quente durante o dia. Isso propicia uma melhor condição para o trabalhador, o crescimento da fruta e com grande importância no favorecimento da intensidade da cor vermelha e nos teores de sólidos solúveis (açúcares) na fruta”, completa.

 

Safra demanda contratação de trabalhadores temporários

 

Durante a safra, o número de trabalhadores da empresa praticamente triplica devido às contratações temporárias.  Os safristas vêm de diferentes estados do país, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.

 

 

Como monitorar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias