RS é o maior produtor de azeite de oliva no país

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul 2022 está marcada para o dia 04 de março, nos pomares da Estância das Oliveiras, em Viamão (RS). 

 

Apesar das variações climáticas, a expectativa dos produtores é manter os volumes registrados na última safra, quando foram produzidos 202 mil litros de azeites extravirgem no estado. Os pomares gaúchos são responsáveis por aproximadamente 70% de toda produção nacional de azeite. 

 

A Abertura Oficial da Colheita da Oliva é um evento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).  

 

Esta edição do maior evento do setor olivícola no Brasil, reunindo produtores, especialistas, fornecedores, indústria, além de consumidores e apreciadores, conta ainda com o apoio da prefeitura da Viamão e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Foto: Istock

 

Azeitona da Região Sudeste 

 

Nas montanhas da Serra da Mantiqueira, os pomares localizados em menores altitudes estão com a safra praticamente finalizada. O trabalho passa, então, a ser concentrado nas propriedades mais altas e frias, onde o amadurecimento dos frutos é mais tardio.

 

Cerca de 1,5 milhão de oliveiras estão distribuídas em uma área entre 2,5 e 3 mil hectares. Aproximadamente 60% dos olivais estão em solo mineiro, enquanto os outros 40% se distribuem entre São Paulo e Rio de Janeiro. A região foi pioneira no cultivo de oliveiras no país, com a primeira extração de azeite realizada em 2009.

 

Olivicultor desde 2014, em Santo Antônio do Pinhal (SP), Bob Costa, produtor do Azeite Sabiá da Mantiqueira, acredita que o conhecimento está tornando possível vencer o desafio da colheita e pode tornar a safra 2022 uma das maiores na região. Isso porque o alto volume de chuvas e a grande carga de frutos nas oliveiras, tornaram a operação complexa e improgramável, como define.

 

Otimista, Costa afirma que “a grande maioria dos olivicultores está conseguindo equilibrar uma equação, que envolve o ponto de maturação apropriado, a colheita escalonada e a extração, assegurando uma alta produtividade e excelentes azeites extravirgem. Os obstáculos estão aí para serem vencidos”, ressalta.

 

Mia informações você encontra no Site: https://www.ibraoliva. com.br/ 

 

Como monitorar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!