Colheita de soja avança no Maranhão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) 22,4% do arroz, 63,1% da soja foi colhido no Brasil. Em relação ao milho, primeira safra 33,7% foram colhidos e 87,4% do plantio de milho segunda safra foi realizado. 

 

Soja no Maranhão

 

A colheita da soja no estado do Maranhão tem avançado significativamente, segundo a  Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As condições climáticas favoráveis, sobretudo a distribuição e o acumulado de chuvas, têm sido determinantes para o diagnóstico dos resultados obtidos na condução das principais lavouras cultivadas no estado, com destaque para o desempenho produtivo obtido no sul do Maranhão, onde foram observadas lavouras de soja com produtividades médias em torno de 3.360 kg/ha (56 sacas/60kg/ha), o que representa um retorno relativamente favorável para o produtor, em termos de rentabilidade.

 

A colheita da soja tem avançado significativamente na medida em que as condições climáticas favorecem essa operação. Estima-se que cerca de 44% da área plantada já tenha sido colhida.

 

soja_7_valendo

Foto: Istock

 

Milho

 

A semeadura e implantação das lavouras de milho 2ª safra  no estado do Maranhão avançam na mesma proporção em que a colheita da soja também evolui. A Conab estima que cerca de 75% da área desse cereal esteja plantada, com ênfase para um ligeiro incremento da área semeada que, segundos dados da pesquisa, foi fortemente influenciada pelas boas condições climáticas, que tem favorecido a colheita segura da soja (salvo algumas pontuais exceções em que o produtor teve dificuldade de colheita em função do volume de chuvas).  

 

Como monitorar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!